Existe Um Modelo Pessoal De Peso E Comportamentos Alimentares?
Muitas perguntas são feitas a respeito do emagrecimento, mas esta, em especial, nos leva a outras perguntas. Por exemplo:
– Os Pilares da Mente Magra é um conceito que pode se universalizar?
– Esse conceito conseguiria quebrar séculos de cultura alimentar de determinado povo?
– Quem dita o que devemos comer, a nossa mente, o nosso corpo, a nossa cultura ou a indústria alimentícia com um bom suporte de marketing?
Há outras perguntas e o desafio é responder ao menos algumas delas. No entanto, vamos começar pelo nosso inconsciente, por aquilo que recebemos como herança e ficou guardado lá no fundo da mente.
A Dra. Bruna Mariza, médica, especialista em emagrecimento, pós graduada em medicina ortomolecular, com diversos títulos em medicina esportiva e membro da SBEM, também criadora do Projeto Os Os segredos da Mente Magra, vai nos explicar com seu exemplo pessoal – “A minha avó, por exemplo, falava que criança saudável era criança gorda. Então, por anos eu continuava me autossabotando porque o meu subconsciente entendia que ser gorda era o correto; e eu precisava zerar o meu arquivo subconsciente do modelo de peso ideal e alimentação correta, e foi ai que comecei o meu processo de mudança de mentalidade e reprogramação mental.”
Ela ainda diz que um dos princípios da mente magra, que utiliza, é a REPROGRAMAÇÃO MENTAL; é entender quais as informações que nos foram passadas durante a infância a respeito do peso e da alimentação; ou seja, como é que os nossos pais, os nossos avós, encaravam todo esse processo? O que era ser saudável para os seus pais e avós?
SUA MENTE É RESPONSÁVEL PELO SEU SUCESSO
Se a nossa mente consciente trabalha com apenas 5% das informações adquiridas ao longo da vida, que são as ações pensadas, o nosso subconsciente ficará responsável por 95%, ou seja, todo o resto de informação que fica armazenada em nossa mente por toda a vida. E esses 95% também podem influenciar a nossa vida, a ponto de ser determinante para o nosso sucesso pessoal, profissional, com a maneira de como lidamos com cada coisa em nossa vida; como relacionamentos, dinheiro, crenças, o poder, as dores, as perdas, as vitórias e assim por diante.
O que você ouviu quando era criança? Que livros você leu? O que você assistiu na TV? Suas crenças e valores foram herdados? Que crenças e valores são esses? Até que ponto o histórico familiar influencia a sua vida? O que você aprendeu na escola, com os professores?
Imaginem um Arquivo com várias caixas: Agora tente acessar a caixa sobre Peso e Alimentação Saudável.
Recentes descobertas no campo da psicologia positiva mostram que, na verdade, a fórmula Sucesso = Felicidade funciona de maneira inversa: A felicidade é o que gera o sucesso e não o contrário.
Rigorosas pesquisas de psicologia e neurociência, estudos de gestão e resultados financeiros de organizações ao redor do mundo inteiro comprovam repetidamente que quando você é positivo, se envolve mais, fica mais criativo, motivado, energizado e produtivo.
Para se obter um emagrecimento saudável e duradouro a receita é a mesma; ser positivo e ter atitudes proativas vai ajudar você a conquistar uma vida alimentar adequada e um estilo de vida mais saudável. No entanto há etapas, degraus, um passo de cada vez. E a reprogramação mental tem um papel fundamental em todo o processo – completou a Dra. Bruna Mariza.
O cérebro adora padrões, portanto, é preciso ficar atento se seus padrões geram emoções positivas ou não. Muitas vezes chegamos ao final do dia exaustos, não pelo excesso de atividades, mas pelas emoções e sentimentos desagradáveis que não soubemos perceber, identificar e mudar. Reconhecer esse processo é um primeiro passo para transformar o desagradável em mais agradável.
As emoções podem ser geradas por eventos externos, que atuam como gatilhos, ou por estímulos internos, motivados pelos nossos próprios pensamentos. Agora procure observar os pensamentos aleatórios que normalmente estão em sua mente, quando você não está fazendo uma atividade específica. Você percebe que seus pensamentos geram comportamentos e vice-versa? – Explica
Um dos grandes desafios para alcançar um emagrecimento saudável e duradouro é buscar uma alimentação racional.
É preciso parar de comer com emoção. Nós fazemos isso como uma forma de auto recompensa pelos nossos sentimentos de frustração, tristeza, raiva e ansiedade. Somos displicentes com o que comemos, comemos a qualquer hora sem necessidade, basta uma oportunidade, um doce qualquer, um bombom na nossa mesa no escritório, enfim, nos cercamos de comida o tempo todo, principalmente, do carboidrato –Explica.
Quando paramos com esse ciclo de comer influenciado pelas nossas emoções, já estamos dando um passo importantíssimo nessa jornada. Este é o grande Segredo.
Dra. Bruna Mariza é médica, pós graduada em Endocrinologia, membro da SBEM, pós graduada em Medicina Ortomolecular, especialista em Emagrecimento e Low Carb, com vários cursos na área de Medicina Esportiva, onde também atua. Autora do E-Book: Guia de Emagrecimento Definitivo e Duradouro e criadora do Projeto Os Segredos da Mente Magra.