segunda-feira, agosto 2, 2021
Home Destaque O ator e dire...

O ator e diretor Abílio Tavares é o convidado para o bate-papo aberto ao público com os selecionados do 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia-MG

O encontro será transmitido ao vivo, no dia 28 de março, no YouTube.

Dentro da Programação do 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia-MG, que será realizado entre os dias 26 e 31 deste mês, um bate-papo virtual promete reunir artistas e público, no dia 28, às 19 horas, no YouTube. Todos os artistas selecionados para participarem do Festival estarão presentes numa live, que contará com a presença do ator e diretor de teatro, Abílio Tavares, uberlandense que reside na cidade de São Paulo-SP.

O encontro tem como objetivo falar sobre o desafio de criar e produzir arte em plena pandemia da Covid-19. “A nossa ideia é realizar uma integração entre os selecionados e também ouvir a experiência do nosso convidado Abílio Tavares”, destaca uma das organizadoras do festival, atriz e co-fundadora do Grupontapé, tradicional companhia de teatro de Uberlândia-MG que realiza do 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia com a Escola Livre do Grupontapé.

Segundo Katia Bizinotto, a expectativa deste bate-papo é excelente. “Nós convidamos o Abílio Tavares para estar conosco, por ser um profissional natural de Uberlândia, mas que ganhou reconhecimento em outros estados brasileiros, e atualmente está com um espetáculo virtual, com sessões ao vivo, pelo YouTube. Um exemplo de profissional que se reinventou para continuar fazendo teatro neste período de pandemia no país”, destaca.

O espetáculo que Abílio Tavares apresenta na internet é Todo Mundo quer Ser Dona Margarida (?) no canal A Dona Margarida Oficial, sempre aos sábados e domingos, às 20 horas. A temporada finaliza no dia 28 de março.

Dona Margarida é a nova professora do quinto ano primário que chega para preparar os alunos para o temido exame de admissão ao ginásio, segundo ela, a “prova mais terrível de quantas já fizeram até hoje”. Escrita em 1971, a peça combina elementos intensamente cômicos com elementos dramáticos. Essa releitura online que estreou em 2020 é o sétimo reencontro de Abílio Tavares, desde 1980, com o texto Apareceu a Margarida, agora com a direção do jovem estreante diretor Nicolas Iso.

Nesta montagem, o ator Abílio Tavares nomeou a peça como Todo Mundo Quer Ser Dona Margarida (?) por flagrar nela uma espantosa atualidade. “Passados 50 anos, é como se a peça estivesse retomando a mesma força de quando foi escrita. A alteração no nome foi para enfatizar que hoje há muitas Margaridas autoritárias protagonizando a cena nacional”, reforça.

O ator também destaca que o título faz uma referência ao sucesso do espetáculo na história da dramaturgia brasileira, visto que ele recebeu mais de 400 montagens traduzidas para cinco idiomas em mais de trinta países. “De certa forma esta nova montagem da Margarida abre o cinquentenário da peça, que será comemorado em setembro de 2021”, destaca Abílio. O projeto tem direção de Nicolas Iso, pesquisa pedagógica de Paula Zurawski e consultoria sobre direção de arte de Marco Lima.

Festival Cenas Curtas

O 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia foi realizado em duas etapas pela primeira vez:  uma municipal e outra estadual.

Com a classificação do estado de Minas Gerais na “onda roxa” da pandemia da Covid-19, todas as apresentações serão virtuais, transmitidas pelo canal do Grupontapé no YouTube, sempre às 19 horas.

O objetivo do projeto é um estímulo à criação e a difusão das artes cênicas no estado de Minas Gerais. Segundo a diretora do Grupontapé, Katia Bizinotto em 2020 com os recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PMIC e patrocínio de algumas empresas da cidade, foi divulgado o edital apenas para os artistas de Uberlândia, e com a Lei Aldir Blanc o Grupo pode estender o projeto para todo o estado e privilegiar os artistas mineiros. “Nós já inovamos as nossas ações ao longo de 2020, levando-as para as plataformas digitais. É uma estratégia que tem dado certo e, pelo menos, mantém-nos em atividade. Portanto, o nosso tradicional Festival de Cenas Curtas, que era realizado em Uberlândia, agora também será em nível estadual, virtualmente, confirmando o nosso propósito de fomentar a cultura e a arte na sociedade, gerando oportunidade para que outros grupos e artistas também permaneçam fazendo arte”, destaca.

Etapa municipal comemorará o Dia Mundial do Teatro

As atividades da etapa local, que tem o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Uberlândia, com o patrocínio das empresas locais: Instituto Alair Martins, Hotel Villalba e Ética Conservação, serão realizadas nos dias 26 e 27 de março, e marcarão as comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo. “Nós sempre celebramos essa data, com manifestações, teatro, cortejos etc. Neste ano, com a pandemia, não poderíamos deixar passar em branco. O Dia Mundial do Teatro será celebrado com os artistas, público de Uberlândia e de todo país, já que as apresentações do Festival serão na internet, abertas para qualquer pessoa conectada à rede”, salienta Katia Bizinotto.

No dia 26, serão apresentadas as cenas: Bolsa Rono, de Maria Dias Pereira de Lima; Ei, Google: Tecnologia, de Gabriel Grace de Alcântara; [Sem Título], do Grupo Giz de Teatro; Esquadro, de Sara Bernardes; Carolina, de Rivian Dionísio; A espera, de Júlia Leão. No dia 27: O contrabaixo, de O Barqueiro Produções; Mulheres Memórias: um réquiem para a minha tia-avó, de Emiade; É o fim, de Cássio Machado; Destroços, do Grupo de Artes Comboio; 10 Estágios de Uma Quarentena, de Kandrea Moreno; Sob as Penas da Lei, de Rose Martins.

Como contrapartida social deste projeto, o Grupontapé convidou o diretor e professor de Teatro Fernando Limoeiro, de Belo Horizonte-MG, para bater um papo sobre criação teatral em uma live que será transmitida ao vivo no dia 24 de março, e que ficará com o acesso disponível mesmo após o Festival.

Etapa estadual

Esta ação conta com os recursos da Lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020) em âmbito do Estado de Minas Gerais e prevê a apresentação dos trabalhos classificados em nível estadual, entre os dias 28 e 31 de março, também na página do Grupontapé no YouTube, sempre às 19 horas. Ao todo serão 13 cenas.

Além das Cenas Curtas, o Festival contemplará também quatro oficinas gratuitas, que foram selecionadas no projeto, e que serão realizadas entre os dias 28 a 31. São elas: Oficina – Voz e qualidade de presença do atuante, com Maria Lyra; Oficina – Composição e criação de canais de YouTube – renda passiva para grupos de Teatro, com Call Oliver; Questões dramatúrgicas para o teatro na internet, com Marcos Coletta, e Frases corporais de apartamento, com Juliana Nazar.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/xdknhJt1qH8Kexeh9.

No dia 29, serão apresentadas as cenas: Lar Doce Lar, de Janaína Morse – Palhaça Brisa (Belo Horizonte); Um conto de amor, de Camila Amuy Silva (Uberlândia); A luz que te guia, da Circolando Iniciativas Artísticas (Uberaba); Objetos Sujeitos, de Marcelo Aléssio (Belo Horizonte).

No dia 30 de março, será a vez das cenas: Virtude, de André Luiz Nascimento (Teófilo Otoni); Entre Cordas, do Grupo NucleArte (Poços de Caldas); Farofina Convida, de Rose Martins e Leandro Alves (Uberlândia).

Para encerrar, no dia 31 de março, serão exibidas as cenas: O amor faz-me fome, da Cia. Mineira de Teatro (São João Del-Rei); Um método de atravessar, de Luiz Rocha (Belo Horizonte); Resquícios de Mãe Coragem, de Fabiana Neves Ferreira Tavares (Uberlândia); Parábolas Kafkianas, de Cássio Machado e Fredy Abreu (Uberlândia); Drama de Angélica, do Grupo Maria Cutia de Teatro (Belo Horizonte).

Festival

Além da oportunidade de apresentar-se no 9º Festival Cenas Curtas, os artistas ou grupos de cada cena selecionada receberam um cachê de R$ 1.300,00. Um incentivo para a cultura, neste momento de pandemia.

 

Serviço 01:
O quê: Bate-papo virtual com os artistas do 9º Festival Cenas Curtas
Quando: 28 de março
Horário: 19 horas
Onde: Canal do Grupontapé no YouTube

Serviço 02:
O quê: 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia
Quando: 26 a 27 – Etapa Municipal
28 a 31 – Etapa Estadual
Horário: Sempre às 19 horas
Onde: Canal do Grupontapé no YouTube
Inscrições oficinas: https://forms.gle/xdknhJt1qH8Kexeh9

Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com/
Cristiane Guimarães é Comunicadora Social com habilitação em jornalismo e atua há mais de 20 anos no mercado. Apaixonada pela profissão é colunista social, produtora e assessora de imprensa. O blog é uma junção de tudo que ama e que acha válido de ser compartilhado. Seja bem-vindo a esta página que festeja a sua presença! Entre em Contato: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
  • Android e muito mais

Postagens Populares

Comentários Recentes