Uniube Uberlândia conclui processo de transferência para o primeiro semestre de 2021

0

Novo campus localizado no centro, boa infraestrutura e qualidade do corpo docente chamam atenção de novos alunos.

No primeiro semestre de 2021 a Uniube Uberlândia recebeu dezenas de estudantes vindos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) pelo processo de transferência. A qualidade de ensino e do corpo docente, alinhada à estrutura laboratorial, o acesso aos gestores e a aplicação de metodologias ativas foram alguns dos motivos que atraíram os novos alunos para a instituição. Mais recentemente, com a abertura do campus Via Centro, a localização também passou a contribuir para a escolha.

Na avaliação do Pró-Reitor Adjunto da Uniube em Uberlândia, Marco Antônio Nogueira, além de obter altos índices de aprovação dos egressos em órgãos de classe e empregabilidade, o destaque da Uniube se dá pela excelência no projeto pedagógico. “Procuramos também atender às demandas do mercado respeitando as diretrizes curriculares do MEC. Como há uma flexibilidade de currículo, obedecendo às diretrizes, a Uniube atende às necessidades do mercado, principalmente na abertura de novos cursos voltados para alguma especificidade do campo profissional como também a inclusão de disciplinas que possam estar em evidência, o que chamamos de tópicos especiais”, explica Nogueira.

A aluna Gessyca Rocha ingressou no nono período do curso de Direito, vinda de uma universidade federal. Quando sentiu a necessidade de transferir o curso para uma instituição diferente, deparou com muitas possibilidades. “Minha preocupação era em relação ao nível dos professores e alunos da universidade e ainda em relação ao bom nome da instituição, que seria agregado ao meu currículo. Decidi pela Uniube após contatar alguns alunos do curso de Direito. Pude perceber o nível de comprometimento e ensino da instituição, além de verificar a sua excelente estrutura”, compartilha a estudante.

A jovem dedica-se incessantemente à vida acadêmica e profissional. Já participou de projetos de pesquisas e da diretoria do Diretório Acadêmico. Ela estagiou no Tribunal Regional Eleitoral, no Fórum de Uberlândia, e atualmente trabalha na Defensoria Pública Estadual. “Meu objetivo próximo é ser aprovada em um concurso de tribunal e posteriormente ingressar na carreira de Magistratura Estadual”, complementa Rocha.

O curso de Direito da Uniube Uberlândia é um dos 20 cursos que mais aprovam alunos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Minas Gerais. Além disso, destaca-se com uma boa avaliação no Enade e alta inserção de alunos no mercado de trabalho. “O corpo docente conta com professores-pesquisadores e a investigação científica é incentivada quanto aos acadêmicos, que, inclusive, podem concorrer a bolsas dos órgãos de fomento à pesquisa e da própria universidade. Mantemos também um Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) para o atendimento da população carente da cidade, onde os estudantes dos dois últimos anos de curso atuam em processos cíveis e criminais, sendo um verdadeiro laboratório para ajudá-los a vivenciar as diferentes áreas do Direito”, pontua o coordenador do curso de Direito da Uniube Uberlândia, Alexandre Corrêa do Espírito Santo.

Ele ainda destaca o empenho do curso em formar e direcionar os alunos para o sucesso profissional. “Em geral os acadêmicos apresentam bons resultados nos processos seletivos de estágio em órgãos públicos, como Justiça Federal, Estadual e Ministério Público. Também atuamos junto a escritórios de advocacia privados e departamentos jurídicos de grandes empresas e bancos, abrindo portas para os profissionais ainda em formação”, acrescenta.

Para Gessyca Rocha, as expectativas em relação ao curso são as melhores possíveis. “Estou feliz pelo acolhimento que a Uniube tem me dado. Apesar de ter chegado um mês após o início das aulas, já me adaptei com os professores da casa, que, além de serem muito didáticos, são bem acessíveis. Espero aprender bastante, fazer network e de alguma forma acrescentar algo à instituição”, afirma.

De campus novo

A Uniube inaugurou, neste primeiro semestre, o novo campus em Uberlândia, no centro da cidade. A nova Uniube Uberlândia está localizada a 210 metros do Terminal Central e ocupa uma área de 8.000 m², onde funcionava o antigo shopping Via Centro.

A expectativa é de atender cerca de 2.400 alunos nos três turnos de funcionamento, com abertura de novas graduações e investindo cada vez mais em pesquisas e pós-graduação. A nova unidade contará com laboratórios para os cursos de engenharias, além de graduações tecnológicas e um polo de pós-graduação.

A parte interna do prédio foi totalmente remodelada para atender exclusivamente a Uniube Uberlândia. São 34 salas climatizadas, quatro laboratórios de informática e o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).  Além disso, possui cantina, área de circulação, biblioteca, laboratórios para as engenharias e a Sala Unitecne, espaço ideal para o desenvolvimento de startups.  Os alunos ainda encontrarão salas de estudos climatizadas e acessibilidade em todo o prédio com rampas, elevadores e escada rolante.