Crianças e adolescentes lançam livro. Pandemia e isolamento social estão entre temas abordados

0

“Ideias Incontidas – VI” será disponibilizado gratuitamente nos formatos físico e digital. Lançamento será nos dias 22 e 25/03 com apresentação do violeiro, Luiz Salgado, entre outras atrações.

O projeto Ideias Incontidas tem como foco a realização de um processo de formação cultural fundado na experiência e criação literárias, tendo como público-alvo crianças e adolescentes de 08 a 14 anos, moradores de bairros de periferia.

O projeto iniciou suas atividades em fevereiro de 2020 no formato presencial, com oficinas de 2h semanais. Mas, em função da pandemia global da COVID-19, as atividades foram realizadas em formato remoto a partir do segundo semestre de 2020.

“Dessa forma, as oficinas on-line foram realizadas em uma plataforma gratuita com duração de 1h por semana. Também foram realizados workshops de produção literária com a escritora Cleusa Bernardes”, contam os arte-educadores do projeto, Rafael Michalichem e Érika Moraes.

O resultado do trabalho é a publicação de um livro com os textos produzidos pelos participantes. “Nossas oficinas foram realizadas através das telas e juntos com os nossos autores tivemos muita contação de história, jogos lúdicos, músicas e bastante interação com os participantes, ainda que, separados por contextos diversos, percebemos no livro Ideias Incontidas VI textos que expressam sensibilidade e poesia”, comenta Érika Moraes.

Assim, as oficinas tornaram-se um meio para essas crianças e adolescentes se expressarem e se manifestarem através da escrita e da arte. “Temos

textos que retratam o novo cenário da pandemia, como por exemplo o poema de Melissa Gelles que aborda o isolamento social. Ela se expressa na escrita sobre como tem sido este momento para uma adolescente, longe dos amigos, dos abraços e sobre como é ter que se adaptar a uma nova rotina com muita saudade”, cita Moraes.

Outra participante do projeto, Thainá Marques de Deus, de 13 anos, compartilha seu sentimento sobre esse momento. É uma sensação maravilhosa saber que as nossas histórias têm o seu valor e que podemos dividir nossas ideias com outras pessoas. Nunca imaginamos ter esse privilégio de ser escritores. Sempre fomos muito bem orientados e as aulas são muito atrativas. Em nossa turma, nos dedicamos bastante para fazer nosso melhor. Em meu nome e em nome dos meus colegas deixamos a nossa gratidão pela oportunidade, por todo ensinamento e esperamos ansiosos pelo retorno das atividades”, diz a nova autora.

LANÇAMENTO

Além do formato físico, o livro “Ideias Incontidas – VI” será disponibilizado digitalmente e a distribuição nos dois formatos será gratuita.

O evento de lançamento do livro também será feito no formato digital e será conduzido pelos arte-educadores do projeto.

Serão três lives transmitidas pelo canal do YouTube do EMCANTAR, sendo duas delas destinadas a alunos de escolas públicas, e uma aberta à comunidade.

“Nas lives, os educadores contarão um pouco do processo de produção literária no contexto digital e de isolamento social, e farão algumas apresentações de obras do livro por meio de declamações, contação de história e intervenções artísticas. Além disso, a programação da live aberta à comunidade também contará com depoimentos dos participantes e a apresentação artística do violeiro, cantador e compositor, Luiz Salgado”, informa Ana Lopez, coordenadora do EMCANTAR Social, responsável pela realização do projeto Ideias Incontidas.

SERVIÇO:

Livro Ideias Incontidas VI

Obra coletiva com textos produzidos por crianças e adolescentes de 08 a 14 anos, moradores de bairro de periferia de Uberlândia/MG, durante o processo de formação vivenciado no projeto Ideias Incontidas por meio de oficinas online em 2020.

Organização: Ana Lopez, Rafael Michalichem e Érika Moraes

Capa e Projeto Gráfico: Pablo Mendonça

Ilustrações: Rafael Michalichem

Lançamento Livro Ideias Incontidas VI

*Lives destinadas a alunos de escolas públicas: 22/03 às 15h e às 17h

*Live oficial de lançamento do livro: 25/03 às 17h30

Todas as lives são gratuitas e transmitidas ao vivo pelo canal EMCANTAR no YouTube.