terça-feira, julho 27, 2021
Home Destaque Emagrecer ráp...

Emagrecer rápido demais pode causar pedra na vesícula

Primeiro vamos entender que o papel da vesícula biliar é coletar e armazenar a bile; que é um líquido amarelo esverdeado produzido pelo fígado para ajudar na digestão dos alimentos, principalmente daqueles que são ricos em gordura. O problema é que, às vezes, em algumas situações, essa coleta e armazenamento da bile pode acarretar a formação do cálculo biliar, popularmente conhecido como pedra, no interior da vesícula.

Boa parte dessas “pedras” se formam por causa de um desequilíbrio do colesterol na bile, e que acaba formando uma espécie de “areia” que vai se juntando até formarem as pedras.

“Se você está em um processo de emagrecimento rápido e já perdeu entre 20 a 30 quilos, se faz necessário investigar a sua vesícula para ver como ela está.” -Comenta a Dra. Bruna Marisa, médica, especialista em emagrecimento, pós graduada em medicina ortomolecular, com diversos títulos em medicina esportiva e membro da SBEM.

As chances para formação dessas pedras na vesícula aumentam muito quando a pessoa perde peso rapidamente, principalmente se a pessoa passou por uma cirurgia bariátrica; entre 20 a 25% dos pacientes apresentam esse problema logo nos primeiros seis meses depois da cirurgia – Explica a Dra. Bruna Marisa.

“Os riscos de pedra na vesícula aumentam depois da cirurgia pós-bariátrica porque o emagrecimento é bem acentuado e rápido, e o organismo se desequilibra facilmente”

Por outro lado, uma dieta com pouca gordura ou a prática de jejum prolongado, segundo especialistas, também podem facilitar a formação de pedras na vesícula. O tipo de dieta vai depender também da adaptação de cada pessoa e de como ela vai aceitar novos hábitos, mais saudáveis, como um novo estilo de vida. E o acompanhamento médico profissional é indispensável.

“Para quem não emagreceu ainda e quer emagrecer, o ideal é que não seja tão rápido esse processo de emagrecimento, porque isso diminui o risco de ter pedra na vesícula. O emagrecimento precisa, acima de tudo, ser saudável e duradouro. Afinal, não se trata apenas de emagrecimento, mas de viver uma vida mais saudável, plena e feliz” – Concluiu a Dra. Bruna Marisa.

Dra. Bruna Marisa é médica, pós graduada em Endocrinologia, membro da SBEM, pós graduada em Medicina Ortomolecular, especialista em Emagrecimento e Low Carb, com vários cursos na área de Medicina Esportiva, onde também atua. Autora do E-Book: Guia de Emagrecimento Definitivo e Duradouro.

Site: www.drabrunamarisa.com.br

Instagram: @drabrunamarisa

Youtube: https://youtube.com/drabrunamarisa

Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com/
Cristiane Guimarães é Comunicadora Social com habilitação em jornalismo e atua há mais de 20 anos no mercado. Apaixonada pela profissão é colunista social, produtora e assessora de imprensa. O blog é uma junção de tudo que ama e que acha válido de ser compartilhado. Seja bem-vindo a esta página que festeja a sua presença! Entre em Contato: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
  • Android e muito mais

Postagens Populares

Comentários Recentes