Novos leitos de UTI e de Enfermaria começam a funcionar nesta semana.
Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) terá 122 leitos exclusivos para atendimento a pacientes com Covid-19. O anúncio foi feito em live, na manhã de hoje (24/02), pelo superintendente do HC-UFU, Nilton Pereira Júnior, e pelo reitor da UFU, Valder Steffen Júnior.
Nilton Pereira Júnior esclareceu que com a redução das cirurgias eletivas, conforme definido pelo Estado e pelo Município de Uberlândia, juntamente com o aumento do isolamento social das cidades da região, a procura por leitos de UTI Geral caiu nos últimos dias, aumentando a busca por leitos de UTI para pacientes com Covid-19. “Até a semana passada 80% dos leitos de UTI que as redes municipal e regional pediam eram para atendimentos de casos gerais, como cirurgia oncológica, traumas, infartos e acidente vascular cerebral (AVC). Isso modificou drasticamente de uma semana para cá. Hoje 70% da nossa demanda é para Covid-19”, relatou.
Diante desta mudança, adequações foram feitas e nove leitos de UTI Geral estão, desde ontem, 23, atendendo pacientes infectados pelo novo coronavírus. “Recebemos quatro pacientes de Uberlândia, três de cidades da região e os outros dois leitos foram ocupados por pacientes que estavam no pronto-socorro do nosso hospital”, informou o superintendente.
Com os nove leitos de UTI Geral destinados à Covid-19, o HC-UFU conta agora com 25 leitos de UTI Adulto, um leito de UTI Pediátrica e um leito de UTI Neonatal. Na próxima segunda-feira (1º), outros sete leitos de UTI Adulto começam a funcionar.
Além da ampliação da UTI, 52 leitos da Enfermaria de Clínica Médica serão destinados, gradativamente, a partir de amanhã, 25, para o tratamento de pacientes com Covid-19. O superintendente comentou que a redução das cirurgias eletivas também permitiu que os pacientes da unidade de Clínica Médica fossem transferidos para outras unidades do hospital, liberando leitos para tratamento da Covid-19. “Atenderemos nesta enfermaria com os servidores que já atuam na unidade, exceto os que pertençam ao grupo de risco para Covid-19, e com os novos servidores contratados pela Ebserh por meio de concurso emergencial”, adiantou Pereira Júnior.
Com a ampliação, o hospital passa a ter 68 leitos de Enfermaria Adulto, 12 Pediátrico e quatro Psiquiátrico, além de outros quatro para observação no Pronto-Atendimento Médico (PAM).
“Nossos esforços são para cuidar das pessoas, não só dos pacientes de trauma, de infarto e de AVC, que continuamos atendendo na urgência e emergência, nas cirurgias e nas internações, mas de toda a sociedade neste momento de pandemia”, ressaltou Pereira Júnior.