Grupontapé realizará uma live com a precursora do curso de artes cênicas da Universidade Federal de Uberlândia para falar sobre o atual momento do setor teatral

0

Professora e diretora teatral, Irley Machado, é a convidada do Grupo de teatro uberlandense para um bate-papo virtual, no canal da Cia. no YouTube.

O Grupontapé, companhia de teatro de Uberlândia-MG, realizará, nesta sexta-feira (19-02), às 20 horas, no canal do YouTube do Grupo, uma live com a professora e diretora teatral, Irley Machado. O encontro antecederá a exibição da videopeça “Questão de Hábito em tempo de isolamento”, previsto para a semana seguinte, na mesma plataforma.

O bate-papo virtual, que será aberto ao público, promete ser regado de histórias e memórias da trajetória da convidada com o Grupontapé e sobre o atual momento do teatro.

Essa ação faz parte do Projeto Manutenção do Grupontapé e atividades complementares, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

A importância de Irley para o teatro de Uberlândia

Atualmente, radicada na França, Irley Machado é uma das precursoras do curso de artes cênicas da Universidade Federal de Uberlândia – UFU e considerada a “mãe teatral” do Grupontapé. “Para nós é uma honra receber a Irley, grande profissional que contribuiu enormemente com o cenário teatral da cidade de Uberlândia e com o fortalecimento do nosso Grupo nos primeiros anos, após o retorno dele de São Paulo”, ressalta a cofundadora do Grupontapé, Katia Bizinotto.

Entre tantas atividades realizadas em parceria com o Grupontapé, como os primeiros cursos de teatro que deram origem à Escola Livre, a passagem de Irlei pelo Grupo também foi marcada pela direção dos espetáculos: “O santo e a porca”, de Ariano Suassuna; “Asas ao redor de mim” e “De flor eu gosto”, da própria Irley Machado, além de ter contribuído dramaturgicamente com a peça Questão de Hábito.

Mais sobre Irley Machado

Irley Machado é graduada em Artes Cênicas – bacharelado com habilitação em Direção teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986); mestre em Artes – área teatro pela Universidade de São Paulo (1994) e doutora em literatura Études Ibériques et Latino Americaines – Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2003).

Serviço:
O QUÊ: Live com a professora e diretora de teatro Irley Machado
DATA: 19/02 – Sexta-feira
HORÁRIO: 20 horas
LOCAL: Canal do Grupontapé no YouTube