Setor de cobrança apresenta crescimento, com novas demandas para 2021

0

Callink identificou um crescimento de 40% no volume de negociações de dívidas em 2020 e a expectativa é de um crescimento ainda maior neste ano

Depois de um ano atípico, por conta da pandemia do novo coronavírus, 2021 começa com a sociedade, e principalmente as empresas, atentas aos impactos que já estão sendo sentidos nos seus negócios. Um dos aspectos que, segundo especialistas deve ter um crescimento, é a inadimplência, com previsão de atingir o pico no primeiro semestre de 2021. O motivo? Os prazos prorrogados no início da pandemia, e os benefícios do Governo, estão acabando. Diante desta expectativa, o mercado se movimenta para reforçar os processos de cobrança, para evitar prejuízos e perda de clientes (churn), e empresas que oferecem este tipo de serviço, como a Callink, também ampliam equipes e soluções para atender às demandas, apresentando diferenciais.

No início da pandemia, quando parte da população brasileira perdeu renda, os bancos ou empresas renegociaram as dívidas e deram mais prazo e descontos para os clientes realizarem pagamentos. O ponto é que estes prazos estendidos estão chegando ao fim e o auxílio emergencial também. Segundo a Serasa, hoje no Brasil há 65 milhões de inadimplentes, número que tende a aumentar. Apesar da expectativa de crescimento da inadimplência, é visível também a preocupação das pessoas em renegociar e ajustar o pagamento de suas contas, por meio da atuação dos serviços de cobrança.

Em 2020 a Callink identificou um crescimento de 40% no faturamento dos serviços de cobrança, seja por meio digital ou via telemarketing, oferecidos ao consumidor final das empresas que atende. Para este ano, a tendência é de um aumento ainda maior, chegando a 50%, e a empresa já se preparou para atender a esta demanda, como destaca o Head de Negócios de Cobrança, Lucas Andrade Fernandes. “Entendemos que o momento econômico é delicado e requer uma especialização nos processos de cobrança e alocação dos esforços e soluções de forma ágil e eficiente. Nos últimos anos a Callink vem se especializando nesse tema, ajudando as empresas a reduzirem PDD, churn e manter uma rolagem financeira controlada. Nesse sentido estamos preparados para atender nossos clientes com soluções digitais e atendimento humano, sempre atuando de forma estratégica, buscando entender, também junto ao cliente, quais as ferramentas que podem contribuir com a melhor qualidade de entrega e superação das metas estabelecidas”, destaca o executivo, que possui mais de 20 anos de experiência no mercado de operações de crédito e cobrança, com atuação em grandes empresas no setor de telecom e BPO, e foi contratado pela Callink para ampliar o atendimento à esta demanda.

O executivo aponta, ainda, a importância deste serviço de cobrança para o mercado, com destaque para as soluções digitais. “O setor de cobranças de qualquer empresa é estratégico para sua saúde financeira, pois ajuda a antecipar caixa, reduzir churn e melhorar o PDD – Provisão de Devedores Duvidosos. Aqui na Calllink nosso objetivo é buscar soluções personalizadas de acordo com o perfil de cada cliente. Para isso oferecemos soluções digitais para cobrança que partem sempre da busca por um relacionamento com o cliente e a segmentação a partir de dados robustos, permitindo uma maior eficiência e performance na recuperação de dívidas”, explica Lucas Fernandes.

Ainda segundo o executivo, a Callink está atenta a uma questão fundamental para a empresa contratante, que é entender na visão dela ‘Qual o seu próximo resultado?’. Ao apurar e identificar a expectativa de quem contrata, então entra em cena a DigiCob, que é uma solução criada para atuar no mercado de cobrança digital, por meio de vários canais de comunicação, com baixo custo de manutenção. “As soluções que oferecemos por meio da DigiCob geram grandes resultados, já comprovados e até premiados, e que estão sempre em evolução de acordo com as necessidades do mercado, justamente por conta desta proximidade e relacionamento com o cliente identificando suas peculiaridades e personalizando soluções’, ressalta o Head de Negócios de Cobrança.

Conheça a DigiCOB, solução digital de cobrança

A DigiCOB oferece serviços de negociação 100% digital, por meio de abordagem individual ou conjunta, para melhor assertividade, com um orquestrador de contatos capaz de gerenciar os diversos eventos de cobrança. Atualmente a Callink possui em torno de 15 bilhões de reais de carteira sendo cobradas mensalmente, com aproximadamente 6 milhões de clientes.

O que se destaca neste processo de cobrança é o foco em geração e execução de estratégias direcionadas para cada perfil de cliente. As melhores soluções estão disponíveis para as equipes, tais como ferramentas de localização de clientes, scoragem das bases, bots cognitivos, portais de auto atendimento, boletagem em massa, cobrador virtual, Whatsapp, dentre outros. Os resultados são obtidos pela forma como essas soluções são alocadas corretamente para redução da inadimplência e melhorias nos processos de cobrança.