UNA realiza atendimento veterinário a animais de tração neste sábado (23)

0

Iniciativa é totalmente gratuita e marca a primeira edição do ano do projeto “Uberlândia Amiga dos Carroceiros”

Começar o ano com os exames clínicos em dia é sempre importante. Isso vale também para os animais, que precisam de constante acompanhamento veterinário. Pensando nisso, o Centro Universitário Una Uberlândia em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, dá continuidade ao projeto “Uberlândia Amiga dos Carroceiros” e realiza no próximo sábado (23), das 8h às 13h, a primeira edição do ano. O primeiro bairro a ser contemplado é o Morada Nova e os carroceiros interessados em participar da ação, que é totalmente gratuita e sem necessidade de inscrição, devem comparecer na avenida Aldo Borges Leão, em frente à Escola Municipal Freitas Azevedo.

O projeto completou um ano de atividades em dezembro de 2020 e tem o objetivo de dar suporte veterinário e social para os carroceiros da cidade e seus cavalos, buscando garantir uma melhor qualidade de trabalho a estes profissionais e também preservar a saúde dos animais. No dia, os equinos passarão por avaliação clínica, realização de exames e administração de vermífugos, feitas por 20 estudantes do curso de Medicina Veterinária da UNA, sob a orientação de professores. Os tutores dos equinos também recebem atendimento especial com instruções para uma melhor condução dos equinos, avaliação da postura física para melhoria da ergonomia e também uma verificação das condições físicas das carroças, com propostas tecnológicas para aprimorar e reduzir o custo da utilização dos equipamentos.

Para o professor do Centro Universitário Una Uberlândia e coordenador da iniciativa, Flávio Machado de Moraes, o projeto além de estimular o bem-estar físico dos carroceiros e dos animais de tração, tem uma relevância acadêmica ímpar. “Para o aluno é de suma importância participar destas atividades pois o que é aprendido em sala de aula é  colocado em prática nos atendimentos. Já os professores conseguem relacionar o conteúdo teórico e prático, melhorando também suas técnicas de aprendizado”, pontua ele. O coordenador conta que para a próxima edição, a expectativa é que cerca de 25 atendimentos sejam realizados.

De acordo com Flávio, no último ano, 30 estudantes e 3 professores do Centro Universitário UNA Uberlândia atenderam junto com profissionais da prefeitura 50 carroceiros. Ao todo, desde o início da iniciativa, já foram realizadas 100 avaliações veterinárias. Os atendimentos contam com todas as medidas de segurança contra a Covid-19, como distanciamento entre os locais de atendimento, disponibilização de álcool em gel,  aferição da temperatura corporal  e a exigência do uso de máscaras. Na edição de sábado, todos estes cuidados também serão mantidos.

Serviços:

Atendimentos clínicos de cavalos de tração

Data: 23 de janeiro, das 8h às 13h.

Local: Avenida Aldo Borges Leão, em frente à Escola Municipal Freitas Azevedo

Atendimento gratuito sem necessidade de inscrições.