Uberlândia Shopping recebe exposição de arte do graffiteiro Dequete

0

Com a  proposta de valorizar a arte e diversas expressões culturais, e ao mesmo tempo oferecer cultura de qualidade e acessível ao público da cidade e região, o Uberlândia Shopping expõe a partir desta quarta-feira (20), a mostra “Recortes” do graffiteiro Tiago Dequete.

 Ao todo, serão 25 peças, entre telas e objetos que o artista ressignificou, como: latas de spray, uma taboa de madeira de um canteiro de obra e uma garrafa plástica de amaciante. As telas têm tamanhos variados, e os trabalhos do artista são realizados com uma paleta de cores específica:  verde, laranja e azul.

De acordo com o coordenador de marketing do Uberlândia Shopping, Rayan Raison, o empreendimento visa contribuir para o fomento à cultura, além de valorizar o trabalho dos grafiteiros na cidade. “Fazemos do Shopping mais que um centro de compras, é um espaço de inserir cultura e arte em todas as suas vertentes e o  graffiti é uma das belezas da arte urbana, por isso, buscamos integrar arte ao nosso ambiente para unir culturas e pessoas”, afirma.

Para o artista Dequete, a mostra é uma oportunidade de o público apreciar em outro formato o graffiti. “Nessa exposição os visitantes poderão ver detalhes e a estética da arte urbana, especificamente o graffiti, em algumas de suas vertentes”, afirma.

Dequete explica que o graffiti não diz respeito somente a personagens ou a paisagens em muros, uma vez que tags/assinaturas, pixações, ThrouwUp e vários outros estilos de letras são elementos base desse universo, onde o grafiteiro é mais conhecido como escritor urbano. “Temos os muros e as paredes como a pele da cidade, o graffiti é como tatuagem urbana que decora e a ornamenta. A exposição leva o nome de Recortes porque o público vai contemplar detalhes dos muros em porções menores dentro do ambiente da exposição. Selecionei pequenos recortes do meu universo que compartilharei com o público shopping nessa exposição”.

 Tiago Dequete é escritor urbano da Geração 90 de Belo Horizonte, sua cidade natal, e é atuante na cena nacional do graffiti desde então. Atualmente é educador, graduado pela Escola Guignard/UEMG. Ele também desenvolve projetos sócio-culturais na área de arte educação a partir do universo do graffiti e da cultura Hip Hop. O artista realiza Graffitis no cenário urbano das cidades por onde passa e projetos particulares sob encomenda. Dequete vive e tem seu ateliê em Uberlândia, cidade que o premiou, por meio da lei Aldir Blanc, como expressivo agente cultural local.

 Serviço
Exposição de graffiti Recortes
Local: Uberlândia Shopping – Piso 2
Horário: Segunda a Sábado: 10h às 22h / Domingos e feriados: 14h às 20h
Entrada franca.
Estacionamento Gratuito.