Programa televisivo ganha quadro com foco na memória histórica da cidade

0

Estreia nesse sábado, no programa Uberlândia de Ontem e Sempre, o quadro Fotografia Falada, como resultado de uma parceria entre a Close Comunicação e a página virtual Fotografia de Rua de Uberlândia, hospedada na rede Facebook da internet.
O programa Uberlândia de Ontem e Sempre, no ar há mais de 15 anos, se propõe a resgatar história de lugares e pessoas que permanecem na memória afetiva dos habitantes de Uberlândia. O seu idealizador e coordenador, Celso Machado, localizou na página virtual criada pelo arquiteto Zied Sabbagh, uma oportunidade de ressaltar ainda mais estas memórias.
A página virtual foi criada há nove meses, no início da pandemia, como forma de entretenimento e interação entre as pessoas que vivem ou já viveram na cidade, atingindo quase 10 mil integrantes neste curto espaço de tempo. Inicialmente, a intenção era evidenciar a configuração urbana da cidade e suas criações arquitetônicas, mas logo os próprios integrantes trouxeram outras propostas, como as fotos históricas relembrando o passado da cidade.

No quadro Fotografia Falada, o jornalista e produtor cultural Carlos Guimarães Coelho, colaborador da Close e também um dos administradores da página de Zied, convida algum membro do grupo a comentar fotos postadas na internet.
O primeiro entrevistado do quadro é o próprio Zied Sabbagh, discorrendo sobre a sua iniciativa. Nas semanas seguintes, outros convidados comentam suas fotos, como a empresária Rosalina Vilela e o fotógrafo Beto Oliveira.
O programa Uberlândia de Ontem e Sempre tem direção de Taisa Machado e vai ar na tarde desse sábado, às 14 horas, pela TV Universitária, repetidora local da TV Cultura e permanece também disponível no canal do YouTube Uberlândia de Ontem e Sempre.