quarta-feira, junho 23, 2021
Home Destaque Dr. Filippo P...

Dr. Filippo Pedrinola fala como manter o corpo ideal para o verão e não cair na compulsão alimentar gerada pela pandemia

Médico endocrinologista explica os processos químicos que desencadeiam a ansiedade durante o período de isolamento e como o protocolo Medicina Estilo de Vida pode ajudar a manter a saúde do corpo e da mente

A mudança brusca de rotina que a pandemia do novo coronavírus desencadeou uma série de maus hábitos e transtornos que diminuíram bastante a qualidade de vida das pessoas durante esse período.  E com o verão chegando, como manter aquele corpo em ordem junto de uma alimentação adequada se o período atual exige muito da mente e a ansiedade vem de forma agressiva?

Em um momento delicado como este, muitas pessoas tiveram um aumento na ansiedade e no estresse do dia a dia. E esse aumento faz com que as áreas relacionadas à produção de dopamina tornem-se hiper-reativas, uma espécie de sensibilização crônica nas áreas subcorticais, que são a base do impulso alimentar e de comportamentos automáticos e inconscientes. É o chamado “sistema de recompensa cerebral”.

Com esse fenômeno, as pessoas se tornam mais suscetíveis aos desejos por comida. Mas não é apenas a ansiedade que está relacionada a esse fato, o medo e o estresse também são dois agentes de peso que influenciam na compulsão alimentar – também relacionados com a pandemia. E com o verão chegando, o desejo de muitas pessoas é fazer as pazes com o corpo para aproveitar as praias e usar aquela roupa que mostra um pouco mais, com uma melhor autoestima.

De acordo com o Prof. Dr. Filippo Pedrinola, o ideal é adequar o estilo de vida seguindo o equilíbrio dos cinco pilares essenciais ao ser humano: alimentação, controle emocional, atividades físicas, espiritualidade e sono. A “chave” é ter rotina.

“Neste momento é importante cuidar da saúde, para não dar espaço às doenças oportunistas de estilo de vida. Manter bons hábitos alimentares, praticar exercícios físicos em casa mesmo, manter uma boa relação com as pessoas que você ama e cuidar do sono, dormindo de seis a oito horas por noite, se possível, já vai fazer uma grande diferença na forma como nos sentimos no dia-a-dia”, declara Pedrinola.

Saiba como manter o corpo do verão sem cair na armadilha da compulsão alimentar

É importante manter uma boa alimentação, acima de tudo, e selecionar bem os alimentos de consumo. Com o sistema imunológico fortalecido, além de evitar o ganho indesejado de peso, é possível prevenir e até mesmo reverter doenças relacionadas ao excesso de peso. Opte por uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras e grãos, evitando alimentos processados, gordurosos ou com muito açúcar. É importante se atentar ao exagero também com bebidas alcoólicas.

Os exercícios físicos também são fundamentais nesse período, seja para a perda de peso a fim de deixar o corpo modelado para o verão e também para o bom funcionamento da saúde mental e física. Com o auxílio de tutoriais na internet, faça flexões, agachamentos, abdominais e improvise alteres com objetos em casa. É comprovado cientificamente que os exercícios físicos favorecem a liberação de mensageiros químicos ao cérebro que diminuem a ansiedade e melhoram o humor.

Outro problema moderno que atrapalha muito a vida das pessoas é o estresse. E há quem diga que é impossível viver uma vida sem se estressar. Embora isso seja, em partes, uma verdade, acaba não sendo uma regra. O desafio é: viva o momento presente, sem se deixar levar por pensamentos negativos que levam para o passado ou futuro. Nesse sentido, técnicas de respiração e mindfullness podem ajudar bastante.

Por último mas não menos importante, o sono também tem um papel fundamental nesse processo, por incrível que pareça. A privação do sono acarreta em problemas que afetam os hormônios responsáveis por regular a fome, fazendo com que ela surja de forma mais exagerada do que o comum.

Dormir bem é importante porque é nesse período em que é renovada toda a bioquímica cerebral, sendo recomendado no mínimo entre 6 e 8h de sono por noite para que o corpo consiga completar todas as 4 fases do sono.

Sobre o Dr. Filippo Pedrinola

O Dr. Filippo Pedrinola, criador do protocolo Medicina de Estilo de Vida, é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com residência médica em clínica e endocrinologia no Hospital das Clínicas de São Paulo.
Após período de um ano do Fellowship Program do Cedars Sinai Medical Center da University of California em Los Angeles (UCLA), concluiu doutorado em endocrinologia pela Faculdade de Medicida da USP.
É membro da The Endocrine Society dos Estados Unidos, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação Brasileira de Estudos sobre Obesidade (ABESO).
Possui certificação em medicina mente-corpo pelo Body-Mind Institute da Harvard Medical School, pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) e pela University of Texas em Arlington (UTA).
Além de estar à frente de suas clínicas médicas próprias, faz parte do corpo clínico do Hospital Albert Einsten e do Hospital BP Mirante, neste último é Coordenador do Núcleo de Bem-Estar e Terapias Integrativas.

Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com/
Cristiane Guimarães é Comunicadora Social com habilitação em jornalismo e atua há mais de 20 anos no mercado. Apaixonada pela profissão é colunista social, produtora e assessora de imprensa. O blog é uma junção de tudo que ama e que acha válido de ser compartilhado. Seja bem-vindo a esta página que festeja a sua presença! Entre em Contato: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
  • Android e muito mais

Postagens Populares

Comentários Recentes