Meio ambiente em pauta: transportadoras adotam medidas sustentáveis

0

O setor de transporte de cargas aposta na manutenção de seus veículos para diminuírem emissão de poluentes.  Settrim é um dos sindicatos mais atuantes na causa ambiental.

Há muito tempo o meio ambiente deixou de ser tratado como um assunto insignificante e se tornou pauta das principais notícias no Brasil.

Em um país onde a economia gira, principalmente, sobre rodas, o transporte de cargas, que antes era tido como um dos vilões do meio ambiente pela emissão de gases poluentes, tem mostrado sua força e importância no contexto nacional.

Com o objetivo de valorizar o transporte rodoviário de cargas e promover as mudanças necessárias para o meio ambiente, foi criado pela  Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o Sest/Senat, o programa  Despoluir.

O programa existe há mais de uma década e foi concebido como uma inciativa para promover a melhoria da qualidade de vida, por meio de ações de responsabilidade socioambiental, e contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor de transporte no Brasil.

O Despoluir

Uma das vertentes do programa é a  Avaliação Veicular Ambiental. Ela tem como objetivo principal melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde dos trabalhadores e promover o uso racional de combustíveis.

Seguindo o acordo com o Despoluir, nessa linha já foram atendidos cerca de 55 mil transportadores e foram realizadas mais de 3 milhões de avaliações veiculares.

Melhor Ar

Criado em 2009 pela Fetcemg, o Prêmio Melhor Ar faz parte do programa Despoluir e tem como objetivo homenagear as empresas que monitoram a emissão de poluentes das frotas.

Premiação: Triângulo Mineiro se destaca 

Aconteceu no mês de novembro a entrega do Prêmio Melhor Ar. Por conta da pandemia causada pelo Coronavírus, cada transportadora premiada recebeu seu troféu e uma publicação com o histórico do programa em suas respectivas cidades.

O Triângulo Mineiro é responsável por grande parte da movimentação de cargas de todo o país. Em um país onde a economia depende basicamente do tráfego rodoviário, o transporte de cargas demonstra responsabilidade e força, ressaltando sua importância no contexto nacional.

“Por tudo o que representamos no cenário nacional, é de vital importância que todos se preocupem com a qualidade do ar que respiramos. O setor de transporte de cargas, de alguns anos para cá, tem demonstrado um cuidado todo especial no que se refere à manutenção de seus veículos no quesito poluição do ar. As empresas associadas ao Settrim têm encarado essa questão com muita responsabilidade, recebendo e dando toda a atenção à equipe do Projeto Despoluir que visita frequentemente as transportadoras, aferindo técnica e cientificamente a qualidade do ar expelido pelos seus veículos”, afirma o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Triângulo Mineiro (Settrim), Cleiton César da Silva.

Empresas que foram premiadas

Na área de atuação do Settrim foram destacadas 10 empresas que participam do Programa Despoluir. As organizações efetuaram as aferições veiculares, e foram premiadas conforme a categoria:

• Transportes Haas Ltda – Ouro

• Katule Transportes Ltda-Epp – Ouro

• Vic Logística Ibiá – Ouro

• Expresso Nepomuceno – Uberlândia – Ouro

• Rodoborges Transportes Ltda – Ouro

• Cocal Cereais Ltda – Prata

• Gira Transportes Ltda – Ouro

• Alli Logística Integrada Ltda – Ouro

• Comércio e Transportes Comelli Ltda – Ouro

• Lima Valente Transportes Ltda – Prata