terça-feira, junho 22, 2021
Home Destaque MM Gerdau - M...

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe a instalação Im.Fusion

Um dos destaques da retomada presencial do Museu é a inauguração da instalação Im.Fusion, no dia 12 de dezembro. A instalação – desenvolvida pela DeepLab Project e produzida pela Dellarte em parceria com o Museu do Amanhã (RJ) – faz parte de uma circulação nacional iniciada no espaço cultural carioca, com passagem por BH e depois seguirá para São Paulo

Dedicado a um intercâmbio cultural e a ações sinérgicas com outros espaços fomentadores do segmento em Belo Horizonte, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza uma ação relevante em parceria com o Museu do Amanhã (RJ): a abertura da instalação “Im.Fusion” no dia 12 de dezembro, data em que se celebra o aniversário do Prédio Rosa e os 123 anos da cidade de Belo Horizonte. A instalação é um projeto artístico arrojado que faz parte de um circuito nacional, desenvolvida pela DeepLab Project e produzida pela Dellarte em parceria com o Museu do Amanhã (RJ), em que o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe a obra interativa até o dia 17 de janeiro de 2021, antes de ela seguir para exposição no Museu da Imagem e Som – MIS/SP.

A instalação consiste em uma experiência imersiva e interativa, que explora artisticamente a capacidade humana de interferir nos mais diversos sistemas, sejam eles físicos ou espirituais. O desenvolvimento de novas tecnologias e as conquistas científicas têm impactado a forma como o ser humano se relaciona com a natureza em escalas de proporções paradoxais. Ao mesmo tempo que manipulamos formas diminutas – como vírus e bactérias – exploramos imensidões como a Lua ou Marte. A  Im.Fusion é uma instalação tecnológica que propicia uma experiência lúdica, capaz de despertar reflexões sobre a forma como interagirmos com o micro e o macro, em diferentes contextos e ambientes.

Para isso, os visitantes adentraram uma sala escura com 5,7 metros de largura, 4 metros de altura, e 10,4 metros de profundidade, câmeras e sensores que captam a movimentação da pessoa que passa a interferir randomicamente nas exibições. Assim, os visitantes interagem com o conteúdo projetado, ressignificando-o e transformando-o em algo novo, como em uma metáfora da interação do Homem com a natureza que perpassa pela dinâmica junto ao misticismo, arte e tecnologia, em um processo livre e particular para cada um.

Todas as ações são gratuitas e têm como proposta dar sequência as atividades promovidas pelo Educativo do Museu, que estabelecem uma sinergia contínua entre os campos das artes, ciência e tecnologia, por meio de atividades que reflitam temas atuais e reverberem iniciativas que evidenciem a valorização da diversidade de expressões culturais e educativas.  atividades listadas acima são gratuitas. A programação completa do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal está disponível no Instagram do MM Gerdau (@mmgerdau).

 

PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:  http://www.mmgerdau.org.br/programe-se/

A partir de 12/12: Instalação “Im.Fusion”

Horário de visitação presencial: quinta e sexta, das 16h às 20h; sábado, domingos e feriados, das 13h às 17h;

Assessoria de Imprensa MM Gerdau

Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com/
Cristiane Guimarães é Comunicadora Social com habilitação em jornalismo e atua há mais de 20 anos no mercado. Apaixonada pela profissão é colunista social, produtora e assessora de imprensa. O blog é uma junção de tudo que ama e que acha válido de ser compartilhado. Seja bem-vindo a esta página que festeja a sua presença! Entre em Contato: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
  • Android e muito mais

Postagens Populares

Comentários Recentes