Vagas temporárias em 2020: especialista dá dicas de como conquistar e manter a sua chance mesmo depois das festas de fim de ano

0

Saber onde as vagas são divulgadas é 06o primeiro passo

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), 2020 conta com aproximadamente 400 mil vagas temporárias no país. Segundo a instituição, cerca de 20% dos contratados devem ser efetivados para 2021.

Andreza Silva, especialista em carreira e processos empresariais, explica que para se preparar para as vagas temporárias é necessário utilizar algumas estratégias. A primeira delas é descobrir onde as vagas estão concentradas e onde são divulgadas. “Geralmente, no fim do ano, elas estão concentradas na área do comércio, principalmente em vendas, alimentação, estoque e estacionamento. Elas podem ser divulgadas nos próprios estabelecimentos, em agências de emprego e sites especializados em vagas”, conta a especialista.

Outra dica é elaborar o currículo sob medida: considerar os requisitos da vaga, as experiências do profissional que se relacionam com a oportunidade e podem agregar valor e sempre colocar, no campo do objetivo, o nome da vaga desejada. “Um ponto interessante é que nessas vagas temporárias nem sempre é necessário ter uma experiência comprovada na função. Em muitos casos, a disponibilidade e a vontade de aprender já são suficientes para conseguir a oportunidade”, lembra Andreza.

Aparência

A especialista ainda aponta para a importância de se preocupar com o visual na hora de buscar oportunidades, entregar currículos ou participar de entrevistas de emprego. “A sua aparência deve transmitir credibilidade e profissionalismo”, explica.

Para quem deseja ser efetivado na vaga temporária, Andreza alerta: “Precisa demonstrar interesse por meio de comportamentos e atitudes. Ter boa comunicação, trabalhar bem em equipe, ser pontual e responsável”.

O trabalho temporário de fim de ano tem como objetivo atender a demanda complementar de serviços que cresce neste período, mas pode ser uma chance de garantir um espaço no mercado de trabalho no ano que se aproxima.