terça-feira, julho 27, 2021
Home Destaque No dia da pes...

No dia da pessoa com deficiência, AACD ressalta os desafios e estratégias para a reabilitação durante a pandemia

No dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1 bilhão de pessoas têm algum tipo de deficiência no mundo. No Brasil, essa população chega a quase 46 milhões, segundo o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a necessidade de isolamento social, a pandemia teve um impacto ainda maior para as pessoas com deficiência por seus desafios de mobilidade. Manter distanciamento físico para quem necessita do auxílio de outras pessoas para se locomover ou realizar atividades do dia a dia, torna-se impossível.

Um outro desafio enfrentado foi a continuação da reabilitação durante a pandemia. Os centros de reabilitação física e motora tiveram que ser temporariamente fechados e se adequar para poder receber esses pacientes. Mas como garantir segurança para essas pessoas em um tratamento em que há a necessidade indispensável de contato físico?

O centro de reabilitação da AACD foi um desses lugares que tiveram que se reinventar. A primeira ação realizada foi a gravação de uma série de vídeos, disponibilizados no canal do Youtube da instituição, com exercícios que abrangesse os mais diversos perfis, desde crianças a adultos e diferences tipos de doenças.

Em maio foi iniciado um plano de retomada que abrangeu contato telefônico para entender condições de deslocamento, de segurança, vontade de voltar a terapia e demandas sociais dos pacientes. O plano terapêutico de cada paciente foi rediscutido, a estrutura física foi adaptada, adquirido EPIs, adequada as agendas para ter um período maior entre um atendimento e outro para ter tempo de fazer a higienização e evitar contato entre muitas pessoas.

A partir de junho os atendimentos foram liberados gradualmente mês a mês, até atingirem a capacidade total com segurança garantida. Os processos foram tão bem alinhados e executados que o resultado foi muito satisfatório com uma aderência de quase 100% das pessoas atendidas.

AACD realiza edição especial da Feira de Artesanato

A AACD Uberlândia promove até o dia 10 de dezembro, uma edição especial da tradicional Feira de Artesanato, no piso 1 do Center Shopping Uberlândia, ao lado da C&A. O evento tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção da Instituição.

Estarão em exposição e disponíveis para vendas, produtos como toalhas, jogos de mesa, kits para lavabo, tapetes, produtos natalinos. As peças são exclusivas, produzidas pelas senhoras da Casa da Amizade Rotary Uberlândia Sul, Fuxico das Divas e Mãos Amigas.

“Os produtos deste ano estão ainda mais especiais. São mais de 2 mil itens, produzidos com muita qualidade e bom gosto. É uma oportunidade para quem gosta de ter peças exclusivas e ainda contribuir com o tratamento de crianças e adultos com deficiência física atendidas pela AACD em Uberlândia. Estamos muito contentes com esse espaço no shopping e esperamos receber muitas pessoas”, diz Cinthia Borges, gerente administrativa da AACD em Uberlândia.

Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com/
Cristiane Guimarães é Comunicadora Social com habilitação em jornalismo e atua há mais de 20 anos no mercado. Apaixonada pela profissão é colunista social, produtora e assessora de imprensa. O blog é uma junção de tudo que ama e que acha válido de ser compartilhado. Seja bem-vindo a esta página que festeja a sua presença! Entre em Contato: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
  • Android e muito mais

Postagens Populares

Comentários Recentes