Os 10 municípios no litoral brasileiro mais buscados neste verão

0

O ranking incluí metrópoles, capitais, vilas de pescadores, ilhas e muito mais.  Confira se o seu município está no top 10.

O litoral brasileiro com mais de 7 mil quilômetros de extensão é o 16° maior litoral nacional do mundo. Vasta e paradisíaca, a costa brasileira possuí uma beleza natural única. De acordo com o IBGE, hoje o Brasil possuí 280 municípios de frente para o mar. A Musement plataforma digital de descobertas de experiências pelo mundo foi conferir quais são os 10 municípios litorâneos mais buscados no Google pelos brasileiros neste verão.

1°. Santos, São Paulo – 19 070 000 buscas  

Santos lidera o ranking como o município mais buscado no Google neste verão! Com uma orla de 7 km, acompanhada pelo maior jardim frontal de praias do mundo, Santos ostenta o 5° lugar no ranking de qualidade de vida dos municípios brasileiros conforme IDH de 2010. A cidade abriga o maior porto da América Latina, um centro histórico com um bondinho que virou marca da cidade e diversos pontos turísticos como o Palácio José Bonifácio onde atualmente funciona a prefeitura, o Santuário do Valongo, a Catedral, e a Bolsa Oficial do Café.

2°. Porto Seguro, Bahia – 2 569 000 buscas  

O município de Porto Seguro fica localizado na região que foi oficialmente o local onde os navegadores Portugueses ancoraram pela primeira vez no país em 1500. Com 85 km de praias com água cristalina e contornadas por fileiras de coqueiros, esta região do país diz muito sobre a cultura brasileira. O centro histórico da cidade é um dos mais antigos do país e aqui é possível visitar a primeira igreja e a primeira escola construída pelos Jesuítas que se tem notícia. Com uma intensa vida noturna, muito apreciada pelos locais e turistas, a Ilha dos Aquários é considerada o maior centro de entretenimento e lazer de Porto Seguro.

 3°. Chaves, Pará – 2 041 000 buscas 

Localizado na esplêndida Ilha de Marajó, considerada a maior unidade de prevenção do Brasil o município de Chaves é um dos destinos mais populares da ilha. Uma pacata região com uma beleza natural única na maior ilha flúviomaritima do mundo, o local é ideal para amantes do turismo ecológico. A ilha possuí uma grande criação de búfalo com mais de 600 mil cabeças, fazendo com que esta seja a especialidade gastronómica da região. Por aqui é indispensável provar o típico filé marajoara que é basicamente, carne de búfalo com uma fatia de queijo de leite de búfala por cima, que pode ser servido com arroz, farofa, feijão e salada.

4°. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – 1 405 000 buscas 

Com a maior festa de carnaval do mundo, o Rio de Janeiro é o município brasileiro mais conhecido no exterior e um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país. Ao longo do seu litoral existem mais de 100 ilhas, cada uma com uma beleza diferente. De acordo com a pesquisadora Anya Hohnbaum que durante 72 dias visitou 20 países diferentes em busca do céu mais azul do planeta o Rio de Janeiro foi a cidade vencedora. O Corcovado, o Pão de Açúcar, a Escadaria Selaron, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o bairro da Lapa estão entre os pontos turísticos mais conhecidos da cidade.

5°. Arraial do Cabo, Rio de Janeiro – 1 229 000 buscas 

Originalmente uma vila de pescadores localizada na Região dos Lagos, Arraial do Cabo é um município tranquilo, com praias selvagens, água transparente e mirantes fantásticos. Conhecida como o Caribe brasileiro e como a capital de mergulho do país. Com uma abundante fauna marinha graças a ressurgência, a pesca submarina também é praticada por aqui. As principais praias da região são: Praia dos Anjos, Praia do Forno, Praia Grande, Prainha, Praias do Atalaia, Praia do Farol, Praia Grande e Praia do Monte Alto.

6°. Raposa, Maranhão – 994 000 buscas 

Localizado a 30 km de São Luís, o município de Raposa abriga a maior colônia de pescadores do Maranhão. Cercado por praias, dunas e manguezais o município ficou conhecido pelas suas belezas naturais, pelo artesanato local (maioria feitos de renda) e pela gastronomia baseada em frutos do mar frescos. Os principais pontos turísticos de Raposa são: Fronhas Maranhenses, Ilha de Curupu, Ilha Belizaro, Ilha Taputiua, Praia de Mangue-Seco, Pucal, Carimã, Curupu, Itapetíua.

7°. Florianópolis, Santa Catarina – 849 000 buscas 

Florianópolis foi o único município do ranking que fica localizado no sul do país. A ilha de Santa Catarina conhecida como a ilha da magia é uma das principais atrações da região. No leste da ilha a principal atividade é o surfe, no norte a badalação dos paradores atrai jovens 24/7, e no sul as praias são rústicas e o ecoturismo é o forte por aqui. Colonizada por imigrantes açorianos a culinária portuguesa é muito popular na região. Os principais pontos turísticos da cidade são certamente as praias da ilha, o Mercado Público, a Casa da Alfândega, o Palácio Cruz e Sousa, o Vilarejo de Santo Antônio de Lisboa, entre outros.

8°. Fernando de Noronha, Pernambuco – 813 000 buscas 

Declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001 o arquipélago de Fernando de Noronha possuí 21 ilhas. Um dos melhores lugares para mergulhar no país, por aqui é possível desfrutar de uma visibilidade de até 50 metros na horizontal e uma temperatura média de 26°C durante todo o ano. Dizem que ir a Noronha e não mergulhar é como ir a Roma e não ver o Papa. Entre as atividades mais interessantes de se fazer por aqui, além de claro visitar as praias paradisíacas e mergulhar está nadar com golfinhos, tartarugas e até tubarões e fazer um passeio de barco.

9°. Ubatuba, São Paulo – 737 000 buscas 

Localizado no norte do estado de São Paulo o município de Ubatuba possuí quase 80% do seu território em áreas de preservação ambiental. Com mais de 100 praias, diversas cachoeiras, ilhas e trilhas, Ubatuba é um paraíso natural. Entre os principais pontos turísticos do município se encontram as Ruínas da Lagoinha localizada na antiga Fazenda Bom Retiro, a Cadeia Velha de Ubatuba com diversos materias arqueológicos que contam a história da região, o aquário de Ubatuba com mais de 700 animais e a aldeia Boa Vista habitada por mais de 110 indígenas.

10° Salvador, Bahia – 660 000 buscas 

Fundada em 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil. A capital baiana é cheia de história, gastronomia, cultura e é claro praias maravilhosas. O centro histórico está entre os principais pontos turístico do município, lá você não pode deixar de visitar o Pelourinho, Praça da Sé, Bonfim, Terreiro de Jesus e o Largo de São Francisco. Com uma orla de aproximadamente 50 km as principais praias são a Praia da Barra, Rio Vermelho, Praia de Itapuã e a Praia do Flamengo.

As cidades que ficaram entre a 11° e a 20° posição do ranking são: Natal com 656 000 buscas, Paulista com 623 000 buscas, Angra dos Reis com 611 500 buscas, Praia Grande com 602 500 buscas, Balneário Camboriú com 575 000 buscas, Cabo frio com 530 500 buscas, Cruz com 490 000 buscas, Aracaju com 470 500 buscas, Ilha Grande com 470 500 buscas e Paraty com 451 000 buscas.

METODOLOGIA: Foi analisado o número de buscas no Google nos meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2020 de cada município litorâneo no Brasil que faz parte da lista do IBGE (2018) dos municípios brasileiros defrontantes com o mar.

Sobre a Musement 

A Musement é uma plataforma digital que permite reservar atividades de viagem em mais de 1.400 destinos e 130 países ao redor do mundo. O serviço foi criado para ajudar os viajantes a descobrir e reservar o que fazer – desde visitas a museus a passeios pela cidade, degustações de comida e vinho, eventos esportivos e atividades de bem-estar – onde quer que vão, com o objetivo de enriquecer sua experiência de viagem. O serviço está disponível em 9 idiomas: Inglês, italiano, francês, espanhol, alemão, português, russo, holandês e polonês com línguas escandinavas a serem adicionados em breve. O serviço é disponível através de vários pontos de contato digitais: os sites e aplicativos B2C sob as marcas Musement e Triposo; a plataforma especializada para agências de viagens; enquanto plataformas e integrações foram realizadas com inúmeros parceiros de distribuição on-line, como Booking.com, Google e hotels.com.

A Musement está sediada em Milão e possui escritórios em Hamburgo, Amsterdã, Barcelona, Dubai, Londres, Munique, Nova York, Orlando e Paris. A empresa foi certificada pela Great Place To Work e faz parte da lista 25 Melhores Lugares Para Trabalhar na Itália (no subgrupo 150-499). Em setembro de 2018, a Musement passou a fazer parte do grupo alemão TUI, a maior operadora de turismo integrada do mundo. Após a sua aquisição, Musement permaneceu uma empresa independente na divisão de Experiências de Destino da TUI (TUI DX). A colaboração e a integração entre as duas empresas já trouxeram benefícios significativos para ambas e um forte crescimento no volume de negócios combinado, que no ano passado atingiu 600 milhões de euros.