Colégio Dom Veloso recebe a primeira horta do Projeto Ipê, da Una Itumbiara

0

Neste sábado (5), a Una Itumbiara inaugura a primeira horta do Projeto Ipê, no Colégio Dom Veloso. A iniciativa Horta na Escola, que integra o projeto, reúne estudantes de diferentes cursos de graduação da Una Itumbiara em atividades para além da sala de aula, contribuindo com o aprendizado por meio da união de conhecimentos práticos e teóricos.

Para a inauguração da primeira horta, a Una programou uma apresentação especial, dos alunos participantes do Projeto Ipê para os estudantes da escola. Seguindo as medidas de proteção contra a Covid-19, foram convidados 15 alunos e 5 professores do colégio, além de 30 membros do projeto. A inauguração terá transmissão online, para que todos os estudantes possam assistir.

A coordenadora do projeto e professora da Una Itumbiara, Tatiana Faria, explica que a ideia é desenvolver nos alunos as habilidades necessárias para cuidarem do plantio. “Por conta do período de pandemia, os alunos não participaram da implantação desta horta. Por isso, semestre que vem realizaremos treinamentos, para que eles possam cuidar da plantação. Nós também nos comprometemos a fazer visitas técnicas sempre que necessário, para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes e da horta”, explica a professora.

Na apresentação, será abordada a implantação e manutenção de uma horta, com o ensino de aspectos práticos, como a compostagem, método de reciclagem de restos vegetais em adubo orgânico, e explicação sobre o modo de funcionamento das composteiras instaladas na escola pelo Projeto Ipê. “Além da horta, o colégio recebeu a instalação de composteiras, sistema de captação de água da chuva e sistema de irrigação para a horta. Essas instalações também estarão presentes na unidade da Una Itumbiara e nos colégios que serão beneficiados pelo projeto futuramente”, conta Tatiana Faria.

Projeto Ipê

Inaugurado em agosto, o Projeto Ipê reúne alunos dos cursos de agronomia, nutrição, biomedicina e farmácia em atividades de extensão, sob a coordenação da mestra em engenharia agronômica e professora da Una Itumbiara, Tatiana Faria. O projeto abarca todas as iniciativas de extensão relacionadas às ciências agrárias, como o Horta na Escola e Grupo de Estudo de Plantas Medicinais (GEPLAN), que está em fase de implantação, além de outras ações que possam ser lançadas futuramente.

Para o próximo semestre, o objetivo é ampliar as atividades do projeto e o número de hortas, unindo continuamente estudantes e comunidade. “Nosso objetivo para o próximo ano é diversificar as ações do projeto, sempre dentro da área de ciências agrárias, porém tendo como membros alunos e professores de diversos cursos e como alvo, além das escolas da comunidade, os pequenos produtores rurais locais. Para a iniciativa Horta na Escola, nossa ideia é implantar uma nova horta em colégios diferentes a cada semestre”, conta Tatiana Faria.