Humanizar é preciso!

0

Maior complexo hospitalar privado de Uberlândia comemora Dia Nacional da Humanização Hospitalar

Geralmente, as datas comemorativas têm o objetivo de levar informações sobre determinado tema, como é o caso do Dia Nacional da Humanização Hospitalar, celebrado no dia 29 de novembro.

A princípio, a humanização visa o desenvolvimento de políticas e práticas em benefício dos clientes e colaboradores da saúde. A Comissão de Humanização do Santa Genoveva Complexo Hospitalar foi criada dentro da perspectiva da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde. Ela é formada por uma equipe multiprofissional, organizada e participativa, que se destina a empreender uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários e dos profissionais de saúde e demais colaboradores da instituição.

Segundo a Psicóloga Hospitalar, Psicanalista Winnicottiana e coordenadora da Comissão de Humanização do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, Adriana Barbosa de Freitas Capparelli, a data é importante para estimular a troca de experiências e, principalmente, aprimorar o cuidado e o fortalecimento de vínculos. “Ao melhoramos a comunicação entre todos os elos da instituição de saúde, a começar por um acolhimento ao paciente, considerando suas queixas e respeitando suas necessidades, estamos oferecendo um atendimento humanizado.  A cordialidade e a preocupação com as pessoas em sua integralidade é um dos pontos centrais da humanização hospitalar”, disse.

A humanização se ocupa de todos os processos do atendimento, desde o paciente e seus familiares, até a equipe de saúde e colaboradores administrativos, enfatiza a coordenadora. “A humanização hospitalar se preocupa, também, com o ambiente físico, para que ele seja saudável, observando as normas de segurança, o conforto e segurança de todos, como, por exemplo, cuidados com mobiliário, recepção e sonoridade, dentre outros aspectos”, completa.

Princípios e objetivos da humanização

A Humanização Hospitalar tem como princípio a valorização da vida, bem como o desenvolvimento da cultura da humanização no ambiente, em todas as suas vertentes.   “Os princípios que norteiam nossas atividades são o acolhimento, a valorização da dimensão subjetiva e social das pessoas, o desenvolvimento de uma assistência que reforce a qualidade do cuidado, do ponto de vista técnico e ético, a valorização do profissional da saúde e o estímulo à educação permanente. A humanização envolve, também, incentivo à cooperação, autonomia e responsabilidade, contribuindo para a melhoria das relações e da gestão da instituição”, afirma.

O atendimento humanizado

Segundo o Ministério da Saúde, a humanização é a valorização de todos os envolvidos no processo de produção de saúde, por meio da criação de vínculos solidários, da responsabilidade compartilhada e da participação coletiva nos processos de trabalho, objetivando a mudança na cultura da atenção aos pacientes.

“Realizar um atendimento humanizado é acolher o paciente em sua individualidade, integrando a qualidade técnica do cuidado com o relacionamento desenvolvido entre o paciente, a família e a equipe.  Estas relações, quando regidas por uma atitude de acolhimento, empatia e respeito, resultam em um tratamento mais eficaz e ético para o paciente e sua família”, finaliza Adriana Barbosa de Freitas Capparelli.