sexta-feira, junho 18, 2021
Home Destaque Bactérias do ...

Bactérias do bem: conheça os benefícios dos probióticos

Gastroenterologista explica a importância das bactérias do bem que agem no nosso organismo

As bactérias são microrganismos vivos que exercem um papel fundamental no nosso organismo, embora esse nome esteja associado a algumas doenças. No intestino é onde se encontram grande parte desses seres chamados microbiota ou flora intestinal. Elas são muito importantes no processo digestivo, ajudam na imunidade, no funcionamento cerebral e ainda fazer parte do processo de emagrecimento ou ganho de peso.

De acordo com a gastroenterologista do Hospital Santa Clara, Dra. Daniela Falqueto, a maior fonte de “bactérias do bem” chamadas de probióticos está no leite fermentado, iogurte, kefir, alguns queijos e molhos de soja.

Benefícios

“As bactérias combatem e previnem doenças intestinais, exerce um papel anti-inflamatório, melhora a digestão, aumentando a absorção de nutrientes como a vitamina B, cálcio e ferro que são essenciais para a saúde. No sistema imunológico, as bactérias agem impedindo a proliferação de bactérias ruins, prevenindo então os problemas de alergia, obesidade e muitos outros”, explica a doutora.

Como adquirir essas bactérias do bem

“A alimentação é a nossa fonte de nutrientes de todos os tipos. Por isso, é muito importante manter uma dieta saudável e rica em fibras. Também é indispensável evitar o fumo e excesso de álcool. Os probióticos precisam de uma alta concentração de lactose para se desenvolverem, por isso são encontrados em produtos lácteos com leveduras e lactobacilos”, ensina Dra. Daniela Falqueto.

Quem pode ingerir esse alimento?

“Os derivados do leite com fermentados, leveduras e lactobacilos não têm contraindicação. Crianças, idosos e até mesmo pessoas que possuem algum problema gastrointestinal podem consumir esses alimentos probióticos. Os benefícios serão notados ao longo do uso contínuo. A ingestão deve ser frequente. É importante lembrar que não adianta fazer o uso de alimentos probióticos e esquecer do restante dos nutrientes. A dieta merece uma atenção especial como um todo”, finaliza a especialista.

Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com/
Cristiane Guimarães é Comunicadora Social com habilitação em jornalismo e atua há mais de 20 anos no mercado. Apaixonada pela profissão é colunista social, produtora e assessora de imprensa. O blog é uma junção de tudo que ama e que acha válido de ser compartilhado. Seja bem-vindo a esta página que festeja a sua presença! Entre em Contato: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
  • Android e muito mais

Postagens Populares

Comentários Recentes