Grupo Galpão de BH abre inscrições para formação de professores e arte educadores de Uberlândia-MG

0
Aulas serão virtuais e gratuitas em parceria com a Escola Livre do Grupontapé.
O projeto Conexão Galpão promovido pelo Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão de Belo Horizonte-MG, chega virtualmente a Uberlândia-MG, em novembro deste ano, com a formação para professores e arte-educadores acompanhado de espetáculos didáticos.
Devido à pandemia da Covid-19 e em respeito ao isolamento social, as atividades do projeto, que em Uberlândia sempre é realizado em parceria com o Grupontapé, Cia. teatral tradicional uberlandense, serão gratuitas na internet, via os canais do Grupo local. Para participar, as pessoas devem fazer a inscrição por meio do link: https://forms.gle/ZxyQny15p39tCsut8.
Para o integrante do Grupo Galpão e diretor geral do Galpão Cine Horto, Chico Pelúcio, a relação do grupo teatral da capital com a cidade de Uberlândia existe há muitos anos. Com a abertura da Secretaria Municipal de Cultura local aos projetos da Cia., a trupe frequentemente está na cidade do Triângulo Mineiro.
“Eu digo que o Grupo Galpão tem uma casa em Uberlândia, que é a Escola Livre do Grupontapé. Uma parceria que existe há mais de 20 anos e que nos possibilitou desenvolvermos uma série de trabalhos em conjunto, que vão desde apresentações no espaço do Grupo uberlandense, compartilhamento profissional, por meio da direção de alguns integrantes do Grupo Galpão em espetáculos do Grupontapé, entre outros. Já os projetos de circulação do Galpão Cine Horto, que aproximam o teatro da educação, por meio da estrutura e conhecimento, casam com os mesmos objetivos do Grupontapé, que são: formação de público, trabalho com crianças, escolas públicas e professores, levar teatro ao espaço público, democratização dos acessos. Portanto, nós mantemos um diálogo e afinidade muito peculiar que faz do Grupontapé a nossa casa”, reforçou.
Para Chico Pelúcio, o Galpão Cine Horto tem um afeto pelo público de Uberlândia por estar sempre presente na trajetória do Grupo Galpão.
Segundo o produtor cultural do Grupontapé, Rubem dos Reis, essa parceria chega em boa hora, em um momento que o Grupo uberlandense também realiza diversas ações na internet. “Estamos juntos nesta parceria virtual na intenção de beneficiar nosso público de alunos, ex-alunos e espectadores oferecendo a oportunidade de mais uma vez interagir com os projetos deste grupo teatral mineiro que é uma referência mundial e, assim, não interromper a tradição de recebê-los regularmente aqui em Uberlândia”, destaca.
O projeto
Conexão Galpão é um projeto sociocultural, criado em 2002, que proporciona espetáculos gratuitos para crianças e jovens estudantes. Ele oferece uma experiência única por meio do contato direto com as artes cênicas logo na infância e juventude. Assim, os alunos podem desenvolver ainda mais sua criatividade, concentração, e ainda se divertirem em grupo ao lado de seus colegas e professores.
O projeto é formado por dois eixos, sendo que o primeiro é o PAFT – Programa de Ações Formativas em Teatro com 12 horas de aulas divididas em dois blocos e o segundo eixo contempla a apresentação de dois espetáculos.
Confira a programação do Conexão Cine Horto em Uberlândia
PAFT –  Programa de Ações Formativas em Teatro
Dias:  03 e 06/novembro (terça e sexta)
10 e 13/novembro (terça e sexta)
Turma A (20 alunos): das 9h às 11h
Turma B (20 alunos): das 14h às 16h
Público: professores de artes ou de ensino regular, licenciandos interessados em arte educação.
ESPETÁCULOS
Dias: 07 e 14/novembro (sábados)
Às 10h – Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira
Às 19h – Segunda Chamada

Sobre os espetáculos
Manga Mangueira Meu Pé de Brincadeira
Em torno de uma bela mangueira, tudo pode virar brincadeira. Uma menina, um menino da cidade e um macaco mergulham em uma divertida aventura, aprendendo a usar e reciclar os bens que a natureza oferece.
Com a temática do meio ambiente, o público se diverte com as músicas e as brincadeiras dos três personagens que ao longo da história nos revelam seus sonhos, suas fantasias e seus medos. O espetáculo chama a atenção para a importância da preservação do meio ambiente e coleta de lixo.

Segunda Chamada
Jacinto, Babi e Dudão compartilham durante a escola as divertidas aulas de biologia e educação sexual, o movimento estudantil e também o bullying e a exposição na internet. A princípio desconhecidos, eles se reencontram aos 30 anos de idade numa seção eleitoral e, através de flashbacks, recordam as situações que viveram 15 anos atrás, quando saíram da escola. Assim, vão superando os desejos, expectativas e frustrações entre o período da adolescência e a vida adulta.

Serviço:
O quê: Conexão Cine Horto em Uberlândia-MG
Quando: 03 a 14 de novembro de 2020 (vide programação)
Onde: Na internet | Plataformas do Grupontapé de Teatro
Inscrições: https://forms.gle/ZxyQny15p39tCsut8
Links:
Sobre o Conexão Galpão e dois Espetáculos:
https://galpaocinehorto.com.br/projetos/conexao-galpao-2/

Sobre o PAFT:
https://galpaocinehorto.com.br/projetos/programa-de-acoes-formativas-de-teatro-paft/

Sobre o PAFT virtual:
https://galpaocinehorto.com.br/inscricoes-abertas-para-oficinas-online/