Mitos e verdades sobre a quimioterapia

0

Para o Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer – INCA, é que para cada ano do triênio 2020-2022 ocorrerão 625 mil casos novos de câncer. Um dos tratamentos do câncer é a quimioterapia, a mais temida entre os pacientes oncológicos. Nesse procedimento, são aplicados alguns remédios diretamente nas veias. Existem vários tipos de medicamentos para a quimio, inclusive, pílulas e líquidos para o paciente tomar em casa, a indicação é feita de acordo com a necessidade do paciente. Conheça alguns mitos e verdades sobre a quimioterapia com o oncologista do Hospital Santa Clara, Dr. Glauco Costa Silveira.

– O meu cabelo vai cair?

Existem várias fórmulas de quimioterapia então, nem sempre o paciente sofre quedas de cabelo durante o tratamento.

– O tratamento faz a pessoa ganhar peso?

Esse efeito colateral também varia de acordo com o medicamento utilizado. Muitas vezes, o ganho de peso está ligado a distúrbios hormonais e pode ser tratado.

– Terapias alternativas substituem a quimioterapia?

Não existem estudos que comprovem isso. O paciente pode recorrer às terapias alternativas que se adaptarem melhor, mas nunca deve abandonar a quimioterapia.

– Quimioterapia causa infertilidade?

Esse efeito colateral pode acontecer, mas não é uma regra. Por isso, antes de começar o tratamento é aconselhável verificar esses detalhes com o médico. Se o casal deseja ter filhos é indicada a criopreservação de óvulos e espermatozoides.