Evento LYCRA® Trend Session Jeanswear 2021 trouxe inovações e a importância da qualidade e da sustentabilidade no segmento de jeans

0

Apenas o mercado de tecidos de jeans movimenta cerca US$ 90 bilhões no mundo.
Evento trouxe o lançamento do fio LYCRA® EcoMade em tecidos da Vicunha Têxtil.
Além de executivos da The LYCRA Company, encontro contou com a participação de profissionais da Vicunha Têxtil, Lez a Lez e Grupo Lunelli

A The LYCRA Company, tradicional indústria especializada no desenvolvimento de soluções em fios e tecnologias para o setor têxtil, realizou, na última quarta-feira (14.10), o LYCRA® Trend Session Jeanswear 2021 para apresentar as principais tendências do segmento de jeans no mundo e as tecnologias da The LYCRA Company.

O evento, que está em sua quarta edição e teve transmissão online, contou com a participação de executivos da empresa e com representantes da Vicunha Têxtil, Lez a Lez e Grupo Lunelli.

A VP Global de Marcas e Comunicação da The LYCRA Company, Denise Sakuma, que até recentemente liderou o segmento de Jeanswear globalmente, destacou que o mercado de jeans é bilionário. “São comercializadas 1,9 bilhão de calças jeans no mundo, sendo 335 milhões no Brasil. Além disso, apenas o mercado de tecidos tem transações de US$ 90 bilhões”.  O Brasil é o quarto maior produtor e consumidor de jeans no mundo e tem uma completa cadeia produtiva.

Segundo Denise, com a Covid-19, o crescimento do setor desacelerou no período de isolamento. “Contudo, rapidamente houve uma retomada, que tem mais foco na qualidade do que na quantidade. Esse movimento do consumidor é benéfico para a marca LYCRA®, que é focada em desenvolvimento de soluções de tecnologia. Essa mudança de comportamento mostra que a sociedade se tornou mais consciente com aspectos de qualidade, o que reflete em durabilidade e, consequentemente, em sustentabilidade”.

A Vice-Presidente para a América do Sul da empresa, Adriana Morasco, acrescentou que no Brasil também está identificando a troca do modelo de compras de fast fashion pelo smart fashion no segmento de jeans. Segundo a executiva, o fio LYCRA® está presente no setor há mais de 40 anos e a penetração do elastano no mercado de jeanswear feminino é por volta de 75% e no masculino é de 65%.

A gerente de marketing da The LYCRA Company, Silvana Eva, que apresentou o evento, destacou que para o alinhamento ao cenário global, a The LYCRA Company trabalha com três prioridades quando o assunto é sustentabilidade: “Foco na abordagem científica e estudo sobre o real impacto ambiental da cadeia de produção; foco nas pessoas que participam dessa cadeia, tendo a ética como premissa das relações de trabalho; e promoção do conhecimento e divulgação dos benefícios da sustentabilidade para todos os consumidores. Esse é um dos principais pilares para promover a mudança dos hábitos de consumo”.

Inovação e linha de produtos

O especialista em Marketing Técnico e Desenvolvimento de Jeanswear da The LYCRA Company, Jocimar Faé, apresentou no evento as tecnologias desenvolvidas pela empresa. “O fio LYCRA® T400®, um elastomultiester, é um fio altamente versátil que dá maior estabilidade para o jeans e participa em diferentes tecnologias de tecidos. Já a tecnologia COOLMAX® proporciona conforto térmico e respirabilidade, transferindo a umidade do corpo para a atmosfera. Também temos a tecnologia LYCRA® dualFX ®, que é a união dos fios LYCRA® e LYCRA® T400®, possibilitando alto stretch, alta recuperação e baixo encolhimento aos tecidos”.

Segundo Faé, a partir de 2010, a empresa trouxe mais inovações para o segmento de jeanswear. A tecnologia LYCRA® XTRA LIFE™ é usada para tecidos com super stretch, acima de 30% na composição. Ele tem baixo índice de laceamento e de encolhimento – o que significa vida longa da peça, já que mantém o formato original por mais tempo. Já a tecnologia LYCRA® BEAUTY tem a característica de modelar o corpo com conforto e valorizar a silhueta. Ainda há o LYCRA® FREEF!T, que tem uma estrutura mais aberta, dando mais conforto e liberdade de movimento, e o LYCRA® XFIT, que conta com elasticidade nos dois sentidos do tecido (trama e urdume).

Na prática

Silvana destacou que a marca LYCRA® sempre trabalha com o sistema de colaboração para divulgar suas novas tecnologias no mercado. “Recentemente, fizemos um lançamento com a Lez a Lez, do Grupo Lunelli, com o tecido com a tecnologia  LYCRA® XFIT”, destacou.

“A estratégia do grupo é valorizar as tecnologias nos jeans de nossas marcas e todas as soluções que a marca LYCRA® lança conversam muito com essa nossa proposta. A tecnologia LYCRA® XFIT, que conta com o elastano em ambas direções, favorece a vestibilidade do jeans”, destacou o gestor do núcleo jeans das marcas do Grupo Lunelli, Roni Almeida.

Segundo a estilista da Lez a Lez, Cristiane Ziger, a empresa já tem uma linha consolidada de denim elásticos. “E o LYCRA® XFIT veio para somar, pois não tínhamos um tecido que esticasse para os dois lados e desse essa liberdade de movimento. Quando descobrimos o tecido com essa tecnologia, ficamos encantados e trouxemos para coleção”.

Lançamento do fio LYCRA® EcoMade

No evento, Silvana e Faé apresentaram o fio LYCRA® EcoMade. “Produzido em Paulínia (SP), esse fio utiliza material reciclado pré-consumo em 20% de sua composição e é cerificado pela GRS (Global Recycled Standard)”, explicou o especialista em marketing técnico.

Silvana anunciou que a Vicunha Têxtil lançará em novembro tecidos com o fio LYCRA® EcoMade. Segundo a gerente de marketing da empresa, Renata Guarniero, serão três produtos: um tecido denim e dois color. “Sempre tivemos o compromisso de desenvolver produtos que estimulem soluções mais responsáveis e conscientes. Além disso, percebemos que o consumidor está mais conectado e tem um ativismo de sustentabilidade”.

Renata explica que esses tecidos da Vicunha Têxtil também utilizam Tencel®, produzido por meio de fibra de madeira, poliéster derivado de garrafas PET e algodão reciclado de sobras do processo produtivo.

Para assistir ao vídeo do evento, basta acessá-lo no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Ck6ws17J9Q4