Trupe de Truões estreia primeiro solo com equipe de peso

0

Espetáculo on line acontecerá de 17 a 27/09 no Youtube!

 

Ao completar 18 anos de dedicação à pesquisa e criação teatrais, a Trupe de Truões (Uberlândia/MG) realiza seu primeiro espetáculo-solo com a palhaça Chica Benta da atriz Amanda Aloysa, uma das fundadoras do grupo. 

Amanda vem se dedicando à pesquisa no campo da palhaçaria desde o primeiro período de sua graduação, participando de festivais, mostras e oficinas e coordenando o NUPEPA (Núcleo de Pesquisa em palhaçaria) da Trupe de Truões. 

“É um espetáculo autobiográfico. A palhaçaria feminina tem essa característica de criar obras autobiográficas, trazendo a tona temas pertinentes ao universo da mulher. Nesse caso, a vida da minha palhaça Chica Benta acompanha a minha vida pessoal. Sempre desejei ser mãe e com essa montagem imortalizo esse momento. Outro desejo era colocar em cena minha origem rural. E neste espetáculo, alinho os dois desejos com a palhaça grávida numa estação de trem voltando para sua terra natal onde irá dar à luz junto de sua família”, conta Aloysa.

Para uma estreia e tanto como esta, a Trupe de Truões contou com uma equipe de peso. O espetáculo tem na sua direção Karla Concá (RJ), uma renomada precursora da palhaçaria feminina no Brasil. “Para abordar um tema tão inerente ao universo feminino nada melhor do que uma mãe-palhaça-diretora ou diretora-palhaça-mãe, que trabalha desde 1991 na palhaçaria com recorte de gênero. Temos também o Flávio Souza, um ator-palhaço, como figurinista, que já ganhou diversos prêmios como o Shell, um dos mais importantes no meio teatral”, pontua Aloysa.

Apesar de ser um espetáculo de palhaço, o público-alvo não é infantil. Sua classificação é 12 anos. “O espetáculo fala de um trabalho de parto, dos planos que a mulher faz para parir, ou seja, do processo do pré-parto, dos medos, das culpas, das delícias de se gerar um filho e se preparar para recebê-lo”, conta a atriz que estreia em solo como palhaça, após 20 anos dividindo o palco com outros atores.

 

O enredo…

Chica Benta está gestante e a qualquer momento seu bebê pode vir ao mundo. Está numa estação de trem e deseja dar à luz junto aos seus, espera que este momento aconteça quando ela chegar ao seu destino, mas… 

Todo o seu planejamento saí fora do controle, e Chica Benta tem que se ressignificar.  

 

Adaptando-se para o on line 

O espetáculo Chica Par(t)indo teria sua estreia no dia 27 de março, mas em decorrência da pandemia do Covid-19, teve que ser suspenso e agora adaptado para o formato online. “Todo o processo de montagem do espetáculo foi readaptado pensando nessa nova forma do fazer teatral, lidando com uma câmera, pensando o tempo todo no espectador, na sua fruição artística”, detalha Amanda Aloysa.

A criação do espetáculo contou com o patrocínio do Instituto Algar através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Minas Gerais – PMIC.

 

SERVIÇO: Espetáculo “Chica Par(t)indo – On-line

Apresentações: 17, 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de Setembro

Horário: 20:00

Local: Canal do Youtube da Trupe de Truões www.youtube.com/trupedetruoes

Ingressos: a partir de R$ 10,00 até R$ 50,00 *O público escolhe a faixa de valor que deseja pagar

Vendas: Site Sympla (https://www.sympla.com.br/trupedetruoes)

 

FICHA TÉCNICA

Atuação: Amanda Aloysa – palhaça: Chica Benta

Direção: Karla Concá

Argumento: Amanda Aloysa

Dramaturgia: Amanda Aloysa e Karla Concá

Cenografia: Paulo Merisio

Figurino: Flávio Souza 

Preparadora vocal: Maria Benigna

Designer de luz: Ronan Vaz

Trilha sonora: Amanda Aloysa 

Ensaiadora: Amanda Barbosa 

Operação de luz: Ronan Vaz/Tamara dos Anjos

Operação de som: Tamara dos Anjos

Cenotécnico: Ronan Vaz

Produção Executiva: Ernane Fernandez

Realização: Trupe de Truões

Patrocínio: Instituto Algar

Incentivo: Programa Municipal de Incentivo à Cultura  e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais