FIEMG fará doação de 35 respiradores para Uberlândia

0
Hoje, (2/9) às 14h30 a FIEMG, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, através da Regional Vale do Paranaíba realizará a doação de 35 ventiladores pulmonares para Uberlândia. As demais cidades vizinhas atendidas pela Regional e que também estão precisando de respiradores, vão receber os aparelhos de acordo com a estrutura e necessidade local. Acompanhe: Araguari: 12, Monte Carmelo: 4, Monte Alegre de Minas: 1, Tupaciguara:2, Prata: 2, Indianópolis: 2.
A cerimônia seguirá todos os protocolos exigidos pelo momento e contará apenas com representantes da FIEMG e de cada um dos 8 hospitais beneficiados devido a necessidade de distanciamento social do momento. Para o presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Pedro Spina, é muito satisfatório poder ajudar concretamente a região neste momento:
“O papel da FIEMG é fomentar e auxiliar a indústria, contudo, nós não atuamos de maneira descolada da sociedade, pelo contrário, nosso objetivo é também dar suporte aos industriários, seus familiares e para a comunidade como um todo. E sabemos que o município de Uberlândia está precisando muito dos aparelhos por estar próximo novamente dos 100% de ocupação dos leitos de UTI. Esperamos que os aparelhos possam diretamente a salvar muitas vidas”. afirmou Spina.
Dos 35 respiradores que virão para Uberlândia, 25 serão para o Hospital Santa Catarina, reorganizado pela Prefeitura Municipal em combate a Covid 19, e 10 para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.
Aparelhos são fabricados pela mineira Tacom com a apoio da FIEMG e serão doados em todo o estado de Minas Gerais
O equipamento começou a ser fabricado por meio do projeto “Inspirar”, que desenvolveu tecnologia inédita para a fabricação de respiradores. Marco Antônio Tonussi, diretor de Marketing e Mercado da Tacom – e Industrial do Ano 2020 pela FIEMG –, explicou que o desenvolvimento do ventilador contou com mão de obra multidisciplinar: médicos intensivistas, engenheiros, programadores e desenvolvedores.
Além do apoio institucional para que o projeto “Inspirar” fosse adiante, a FIEMG adquiriu1,5 mil respiradores e está doando ao Governo de Minas Gerais para que sejam distribuídos em todo o estado. “Esta conquista importante mostra a força da união da indústria mineira, que, liderada pela Federação, viabilizou recursos para o projeto, além de comprovar também a capacidade empresarial que temos em agir e aprovar, em tempo recorde, um projeto que vai atender as demandas da nossa sociedade”, pontua o Flávio Roscoe, presidente da FIEMG.
Ele ressalta que, a partir de agora, os mineiros terão melhor estrutura para enfrentar a Covid-19, graças a uma ação coordenada com doações de industriais, com empresas que se envolveram no projeto e também do SENAI, que deu todo o suporte técnico.