‘É possível contribuir com projetos sociais que oferecem oportunidades e desenvolvimento para milhares de crianças sem gastar nada, utilizando a destinação do imposto de renda (IR). Pessoas físicas já podem fazer doações de até 6% do IRPF devido para iniciativas apoiadas pelo Instituto Algar e receber a restituição do valor destinado ou o abatimento do valor a ser pago ao fazer a Declaração do Imposto de Renda 2026. A arrecadação será direcionada para a realização de oficinas de artes cênicas e atividades esportivas em organizações sociais de algumas cidades do país. As doações podem ser destinadas pelo site declaracaoquetransforma.
Por meio da plataforma online, além de efetivar a destinação do seu IRPF, também está disponível um simulador parametrizado com a Receita Federal para que os interessados descubram seu potencial de doação. Para ser apto a fazer esta destinação, é preciso que a pessoa faça a declaração de imposto de renda no modo completo. Assim, é possível destinar até 6% do IRPF devido para os projetos apoiados pelo Instituto, e o valor doado retorna integralmente na declaração de IR de 2026 por meio de restituição ou abatimento do imposto.
No momento da doação, na plataforma, o interessado irá selecionar o projeto que deseja contribuir, em seguida, escolher a forma de pagamento mais conveniente para efetuar a destinação (PIX, cartão de crédito ou boleto bancário). A campanha está aberta para receber doações até o dia 20 de dezembro, e a partir de janeiro de 2026, o recibo da doação será enviado pelo Instituto Algar. Em fevereiro, a plataforma também enviará um “Informe de Doação” com todas as instruções de como o valor deve ser declarado no IRPF.
Projetos apoiados com a destinação do IR
Os projetos beneficiados são oficinas do programa Transforma do Instituto, que visa promover inclusão e oportunidades de desenvolvimento para crianças e adolescentes através da cultura e do esporte. Esse trabalho acontece por meio do fortalecimento de atividades oferecidas em organizações sociais parceiras. As doações de destinação de IR serão voltadas para três iniciativas:
- Oficinas de Artes Cênicas do Emcantar Cia Cultural: oficinas continuadas de artes cênicas para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social na cidade de Uberlândia (MG). Nesta iniciativa serão 180 beneficiados.
- Projeto Energia que Contagia do AEDEC Brasil: projeto que oferece atividades de basquete, handeball, atletismo, judô e vôlei para 250 jovens da rede pública de ensino em Uberlândia e Araxá (MG), Itumbiara (GO) e Brasília (DF).
- Projeto Saúde & Equilíbrio: projeto de realização de apresentações circenses itinerantes educativas e democráticas, para escolas e entidades, beneficiando mais de 5.000 jovens em Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia (MG), Campinas, Franca e Ribeirão Preto (SP), Caldas Novas (GO) e Manaus (AM).
Para entender mais sobre como funciona a destinação do IRPF, na plataforma também está disponível um vídeo explicativo sobre o processo. Em caso de dúvidas e necessidade de suporte no processo de destinação, basta escrever para contato@abraceumacausa.com.br – plataforma parceira do Instituto Algar na realização desta campanha.
Apenas 3% das pessoas com potencial de doar fazem a destinação
A campanha ‘Declaração que Transforma’ é realizada há sete anos e desde 2024 conta com o apoio do Instituto Alair Martins na realização. Ao longo deste período já foram destinados mais de R$ 970 mil para projetos que transformam a história de milhares de jovens. Mas este valor de destinação e o impacto gerado pelas causas sociais apoiadas poderiam ser ainda maiores.
Isso porque apenas 3% das pessoas físicas que tem potencial de doar o imposto de renda devido, fazem a destinação do valor para projetos sociais. Em 2025, de acordo com a Receita Federal, 17,4 milhões de contribuintes poderiam fazer parte desse movimento, totalizando um potencial de destinação de R$ 14,59 bi. Entretanto, somente 321 mil contribuintes aproveitaram a possibilidade de direcionar os 6% do IR devido.
Visando mudar esse cenário e conscientizar a população sobre a oportunidade de contribuir com projetos que ajudam a comunidade, o Instituto promove a campanha ‘Declaração que Transforma’, como comenta a gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli. “Há mais de 20 anos trabalhamos oferecendo oportunidades de desenvolvimento para jovens e entendemos o impacto que atividades culturais e esportivas proporcionam na vida de crianças e adolescentes. Com a adesão da população à destinação do IR conseguimos fazer com que ainda mais jovens tenham acesso a projetos que proporcionam inclusão e transformação social”, finaliza a gerente.



