Cristiano Grama, o treinador do projeto Gabasquete, foi convidado pela Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) para atuar como treinador observador durante os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que serão disputados em Uberlândia entre os dias 21 e 28 de outubro. O evento reunirá mais de 10 mil participantes — entre atletas, árbitros e comissões técnicas — de todo o país, na categoria sub-14.
Principal competição escolar do país, os JEBs são promovidos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), e do Governo de Minas Gerais.
Para Cristiano Grama, o convite representa um reconhecimento à trajetória construída ao longo de anos dedicados ao basquete de formação. “Sempre será uma honra receber um convite assim. Poder contribuir para o basquete nacional sempre será um dos pontos importantes na vida de um treinador, e no meu caso não é diferente”, afirma.
Com passagens pela seleção brasileira sub-15 e sub-16, entre 2013 e 2015, período em que ajudou a lapidar atletas que hoje atuam na NBA, na Europa e na Liga Nacional de Basquete, Cristiano vê na experiência dos JEBs uma oportunidade de contribuir com a prospecção de novos talentos e, ao mesmo tempo, aprimorar o trabalho desenvolvido no Projeto Gabasquete. “Espero encontrar jogadores que, futuramente, vestirão a camisa da seleção brasileira. Uma oportunidade dessas serve de parâmetro para o nosso trabalho com os alunos do projeto. Através desse nível de competição, posso balizar os próximos passos de como continuar crescendo e desenvolvendo nossos talentos”, explica.
Mais do que um centro de formação esportiva, o Gabasquete se destaca pela proposta de unir esporte e educação — uma filosofia que reflete os valores do Gabarito Educação, mantenedor do programa. “Antes de tudo, nosso projeto é formador de pessoas. Usamos o esporte como ferramenta de educação e desenvolvimento pessoal, ajudando a moldar caráter e personalidade dos nossos alunos. É claro que buscamos competitividade e revelação de atletas, mas nosso diferencial é essa integração entre o basquete e a formação integral. O apoio do Gabarito, que acredita nessa ideia, mostra que estamos no caminho certo”, ressalta Cristiano.
Com essa participação, o treinador e o projeto reforçam o compromisso de valorizar o esporte escolar como instrumento de crescimento humano e social, além de contribuir para a identificação de futuras promessas do basquete brasileiro.



