O diagnóstico de câncer de mama, que impactou Ana Manhães há 14 anos, transformou seu olhar sobre a doença. “Não se trata de uma sentença de morte. Preferi encarar como uma sentença de vida. Eu não vou deixar de lutar. Para isso, eu tenho que viver, me alimentar, fazer exames e cuidar de mim”. E essa foi a motivação para a criação do evento Além do Laço, cuja primeira edição, focada no cuidado integral de mulheres que enfrentam ou enfrentaram a doença, será realizada gratuitamente nesta sexta-feira (3), na sede da Hapvida, em São Paulo (com transmissão online).
Organizado pelo coletivo HubMulher, com o apoio da Hapvida, o encontro trará palestras sobre prevenção, saúde mental, empreendedorismo e depoimentos de pacientes. O evento tem o propósito de apoiar essas mulheres, apontando caminhos relacioandos a vários eixos, incluindo reconstrução de carreira, consciência sobre o cuidado, acolhimento e dignidade. A programação será híbrida (presencial na sede) com transmissão online gratuita, mediante inscrição prévia pelo link https://forms.gle/miKvv7ii9kdN3zck9.
Navegar na Mama
Entre os destaques está a palestra “Transformando a jornada: ciência, suporte e acolhimento no cuidado a pacientes com câncer de mama”, com Nina Abreu, diretora médica Nacional de Qualidade e Inovação da Hapvida Diagnóstico. Ela apresentará o programa Navegar na Mama, uma linha de cuidado especializada que utiliza inteligência artificial (IA) para ajudar na detecção precoce da doença e reduzir o tempo entre a identificação e o início do tratamento.
“O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para um prognóstico favorável. Além de reduzir o tempo de espera, essa linha de cuidado ainda conta com um grupo de especialistas na saúde da mulher e com atendimento humanizado, o que faz toda a diferença no apoio a pacientes e familiares”, afirma.
Além dessa apresentação, a diretora Comercial da companhia, Thais Abranches, fará a mediação da mesa “Histórias Reais – Vida e Carreira durante e depois do tratamento”, que trará depoimentos de mulheres que enfrentam o desafio da doença. A coordenadora de Enfermagem da Hapvida, Leila Castro, participará do painel “Bem-Estar em uma visão integrativa”. Ao lado da nutricionista Andrea Del Bianco e da psicóloga Daniele Souza, ela debaterá a importância do cuidado integrado e do acolhimento das pacientes.
Câncer de mama
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), câncer de mama é o mais incidente e a principal causa de mortalidade por neoplasia em mulheres no Brasil, com estimativa de aproximadamente 73 mil casos novos por ano da doença. (https://www.gov.br/inca/pt-br/centrais-de-conteudo/exposicoes/a-mulher-e-o-cancer-de-mama-no-brasil)
Serviço: Além do Laço
Data: sexta-feira, 3 de outubro de 2025, a partir das 8h
Transmissão online (mediante inscrição)
Inscrições: https://forms.gle/miKvv7ii9kdN3zck9
Programação
8h – Welcome Coffee e credenciamento
8h30 – Boas-vindas e abertura institucional
8h50 – Palestra de Abertura: A vida após o diagnóstico, com a mastologista Adriana C. Burlacchini
9h10 – Painel 1 – Histórias Reais – VIDA e CARREIRA durante e depois do tratamento
9h55 – Palestra 2: Transformando a jornada: ciência, suporte e acolhimento no cuidado a pacientes com câncer de mama, com a diretora médica Nacional de Qualidade e Inovação da Hapvida Diagnóstico Nina Abreu.
10h15 – Coffee break
10h35 – Palestra 3: Empreender com Esperança: Além do laço, um novo olhar para recomeços
11h – Palestra 4: A beleza que abraça: quebrando tabus e redefinindo a autoestima na vida real, com Guilherme Catarino & Ana Paula Arbache
11h25 – Painel 2: Bem-Estar em uma visão integrativa, com a enfermeira da Hapvida Leila Castro, a nutricionista Andrea Del Bianco e a psicóloga Daniele Souza
12h10 Encerramento: Entrega dos lenços e kits de maquiagem ao Instituto Doses de Amor
12h20 – Agradecimentos e encerramento
Sobre a Hapvida
Com 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 73 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 86 hospitais, 80 prontos atendimentos, 365 clínicas médicas e 301 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.