A primeira sexta-feira de julho será marcada por um recital de piano especial no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da 706/706 Sul, em Brasília (DF). O norte-americano Boaz Sharon marca presença no projeto Sextas Musicais, a partir de 19h, com um concerto que integra a programação do Freedom 250, iniciativa internacional que celebra os 250 anos da Declaração de Independência dos Estados Unidos. A data, comemorada em 4 de julho como o Independence Day, marca a adoção do documento que, em 1776, oficializou a emancipação das treze colônias americanas do domínio britânico, tornando-se um símbolo dos ideais de liberdade, autodeterminação, democracia e participação cidadã.
Peças de Gershwin, Bernstein e Prokofiev, nomes renomados da música internacional, fazem parte do programa selecionado para a noite. Ao receber Boaz Sharon, a Casa Thomas Jefferson homenageia não apenas um artista de excelência, mas também a tradição norte-americana de valorização da educação, da cultura e da formação artística de alto nível. Sua trajetória internacional exemplifica a riqueza das contribuições dos Estados Unidos para a música de concerto, para o intercâmbio cultural e para a formação de novas gerações de músicos em todo o mundo.
Sextas Musicais
A apresentação faz parte do projeto Sextas Musicais da Casa Thomas Jefferson que, semanalmente, oferece ao público do Distrito Federal uma série de apresentações artísticas gratuitas de artistas nacionais e internacionais consagrados e ainda de jovens talentos da música. O recital é sempre aberto ao público, gratuitamente, na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul, e esta edição será exclusivamente para o público presente, sem transmissão pelo Youtube.
Desde 1987, o espaço apresenta o Sextas Musicais com o compromisso e o respeito do Centro Cultural com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical de excelência e ao público.
Sobre o artista
Boaz Sharon é pianista norte-americano, concertista internacional credenciado pela Steinway & Sons, professor de Piano da Universidade de Boston e um dos mais respeitados intérpretes e educadores de sua geração. Reconhecido mundialmente como recitalista, artista de gravação e jurado de concursos internacionais de piano, nasceu em Israel e estudou em Bruxelas com o lendário pianista Stefan Askenase, célebre intérprete de Chopin e Mozart.
Ao longo de sua trajetória, apresentou-se em algumas das mais importantes salas de concerto do mundo, incluindo o Rudolfinum de Praga, a Beethoven Hall de Seul, a Gasteig Hall de Hamburgo, o Conservatório Tchaikovsky de Moscou, além de importantes centros musicais em Pequim, Xangai, Vancouver e outras cidades da Europa, Ásia e Américas. Também realizou extensas turnês pela Rússia e atuou como solista junto a orquestras e instituições de prestígio internacional.
Paralelamente à carreira artística, Boaz Sharon mantém intensa atividade pedagógica. Integra regularmente o corpo docente de festivais internacionais de piano nos Estados Unidos e em Porto Rico e atua como Professor Honorário Convidado do Conservatório da China, em Pequim. Ministrou conferências e masterclasses em instituições de excelência como a Juilliard School e as universidades de Cambridge, Oxford, Stanford, Berkeley, Columbia e Yale. Seus alunos conquistaram os mais importantes prêmios em concursos internacionais, incluindo os concursos Hamamatsu, Rubinstein e Liszt.
Nos últimos anos, apresentou-se com a Orquestra Sinfônica Nacional do Brasil, em Brasília, realizou concertos no Teatro Nacional do Rio de Janeiro e participou de importantes concursos internacionais como jurado, além de ministrar masterclasses em cidades como Viena, Budapeste, Nova York, Seul e Pequim. Entre seus compromissos recentes destacam-se apresentações com a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, recitais e cursos na Royal Academy of Music, em Londres, e no Royal Northern College of Music, em Manchester.
Sextas Musicais com pianista Boz Sharon
Data: 03 de julho de 2026 (sexta-feira)
Hora: 19h
Onde: CTJ Hall – Casa Thomas Jefferson – Casa Thomas Jefferson Asa Sul, 706/906 Sul
Quanto: Entrada gratuita
* Espetáculo apenas presencial, SEM transmissão ao vivo pelo canal oficial da Casa Thomas Jefferson no YouTube



