O Núcleo de Prevenção do Grupo Luta Pela Vida (GLPV), por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), inicia uma importante frente de pesquisa voltada para mulheres com diagnóstico recente de câncer de mama na macrorregião do Triângulo Norte Mineiro. O objetivo é selecionar 300 pacientes para a realização gratuita do Oncotype DX, um teste genético que ainda não é oferecido em grande parte do Sistema Único de Saúde (SUS).
O que é o exame Oncotype DX?
O Oncotype DX é uma tecnologia que analisa a genética do tumor em estágio inicial e tem dois propósitos fundamentais: determinar se a quimioterapia será realmente necessária para a paciente e avaliar o risco de recorrência do câncer no futuro.
“A grande vantagem deste exame é a redução de custos do tratamento por quimioterapia e personalização da terapia. Ele permite que muitas mulheres evitem os efeitos colaterais dos quimioterápicos quando o teste indica que este tratamento não traria benefícios adicionais, garantindo muito mais qualidade de vida durante a jornada da paciente”, explica a equipe do Núcleo de Prevenção do Grupo Luta Pela Vida.
Quem pode participar?
Para integrar o protocolo de pesquisa, que terá duração de três anos, as interessadas devem atender aos seguintes critérios técnicos:
- Perfil: mulheres com mais de 18 anos que ainda não entraram na menopausa.
- Localização: realizar tratamento oncológico em Uberlândia (rede pública ou privada)
- Status do tratamento: ter diagnóstico recente de câncer de mama, já possuir o resultado da biópsia e do exame de imuno-histoquímica, e não ter iniciado a quimioterapia. Não são elegíveis casos de câncer de mama bilateral.
- Critérios Médicos (tipos de câncer de mama):
- Carcinoma ductal invasivo não especial;
- Subtipos Luminal A ou B;
- HER2 negativo (resultados 0, + ou ++ com ISH negativo);
- Sem tratamentos prévios (exceto a cirurgia).
Como participar
O primeiro passo fundamental é que a paciente converse o médico de referência para confirmar se o diagnóstico se enquadra nos critérios técnicos listados acima. Caso a paciente seja elegível, ela ou seu médico devem entrar em contato com o Grupo Luta Pela Vida por meio dos canais:
- Telefone: (34) 3291-6166
- WhatsApp: (34) 99772-0935
- E-mail: nupppec@grupolutapelavida.org.br
Sobre o Grupo Luta Pela Vida
Há 30 anos, o Grupo Luta Pela Vida trabalha para oferecer suporte, tratamento e bem-estar a pacientes com câncer e seus familiares. Iniciativas como esta pesquisa reforçam o compromisso da instituição também com a inovação científica, qualidade de vida do paciente e a redução de custos no sistema de saúde, buscando sempre o melhor desfecho clínico para a comunidade.



