Aumentam denúncias do Golpe do Falso Advogado e novas modalidades fazem OAB reforçar alerta

Segundo Ouvidoria, somente em 2025 foram 2.361 denúncias; advogado em Uberlândia registra cerca de 10 denúncias em 24h

0

O ano começou com uma verdadeira força-tarefa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) diante do aumento de denúncias envolvendo o Golpe do Falso Advogado e de novas modalidades do crime, visto que agora os criminosos utilizam chamadas de vídeo falsas e até fotos reais para enganar as vítimas. Em Minas Gerais, até abril de 2025 foram 516 denúncias – uma média de 129 casos por mês. De maio a dezembro foram mais 1.845 casos – cerca de 230  por mês, conforme balanço da Ouvidoria da OAB/MG.

Diante dos diversos relatos de advogados (as), o presidente da OAB Uberlândia, Luciano de Salles Monteiro, ressalta que a 13ª Subseção segue com medidas preventivas e reforçando estratégias que visam proteger a todos. “A OAB Uberlândia tem se empenhado para que as campanhas possam chegar à população. Por isso temos trabalhado junto ao Ministério Público, à Procuradoria Geral de Justiça e solicitado à Polícia Civil e Polícia Federal empenho nas investigações dando pistas a eles para que possam chegar aos malfeitores destes golpes. Também fizemos parceria com a Prefeitura de Uberlândia para a divulgação de cartazes dentro dos órgãos públicos e em locais de atendimento à população. Além disso, campanhas no rádio e na televisão têm o intuito de conscientização. Não nos furtaremos de seguir alertando a população deste mal que é a tentativa de quebra da relação de confiança entre advogado e cliente”.

Guilherme Marra Magalhães é advogado em Uberlândia e disse que em 24 horas chegou a receber cerca de 10 denúncias de clientes, que informaram que criminosos têm usado o nome e a imagem do escritório em golpes. “Falei com uma cliente que recebeu de golpistas um link para ela participar de uma audiência em formato chamada de vídeo. Ela entrou e se deparou com as logomarcas do meu escritório, sem o rosto de ninguém. Os criminosos disseram que ela havia ganhado uma causa e que precisava fazer o pagamento. Foi quando eles pediram que ela dividisse a tela do computador e entrasse no aplicativo do banco. Eles não só descobriram quanto ela tinha, como passaram o link de pagamento e ela fez a transação bancária. Além dela, tenho recebido várias reclamações, acompanhado e orientado a todos como procederem”.

Em 2025, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), chegou a deflagrar a Operação “Exame da Ordem” para desarticular uma organização criminosa especializada em aplicar o Golpe do Falso Advogado no estado. Na época, duas pessoas foram presas e materiais apreendidos.

O golpe
No Golpe do Falso Advogado, os criminosos se passam por juízes e advogados (as) para aplicar fraudes financeiras, principalmente pelo WhatsApp, usando dados reais de processos públicos e documentos falsificados para convencer as vítimas. Os golpes mais comuns envolvem falsos juízes pedindo devolução de valores após enviar comprovantes falsos e falsos advogados que costumam solicitar depósitos via PIX, sob pretextos de desbloqueio de valores ou pagamento de custos processuais. Mas cada vez mais novas modalidades têm surgido. Agora, os criminosos também usam a logomarca dos escritórios e até fotos reais de advogados para tentarem dar credibilidade ao golpe durante solicitações de reuniões online, ou chamadas de vídeo. Contudo, os tribunais não realizam este tipo de procedimento por mensagem ou vídeo informal.

Como os golpistas atuam:

  • Entram em contato por WhatsApp ou redes sociais
  • Usam nome, foto e informações reais de advogados
  • Alegam decisão favorável ou acordo judicial
  • Pedem pagamento, dados bancários ou PIX
  • Solicitam “reunião online” ou chamada de vídeo
  • Criam sensação de urgência no cliente

Como os advogados (as) podem proteger os clientes:

  • Reforçando canais oficiais de contato
  • Informando que não solicita pagamento por mensagem
  • Orientando clientes a sempre confirmarem antes de qualquer transferência
  • > Avisando sobre esta nova modalidade com chamadas de vídeo falsas

A orientação da OAB Uberlândia é para que a população desconfie de contatos inesperados, nunca pague valores sem confirmação oficial e valide informações diretamente com o advogado da causa ou pelos sites dos tribunais. Além disso, a população pode consultar a plataforma ConfirmADV ( https://confirmadv.oab.org.br/  ) para ver a real identidade dos (as) advogado (as). E em caso de dúvida ou suspeita de golpe, a orientação é que seja registrado imediatamente um boletim de ocorrência.