Uberlândia tem 120 vagas gratuitas para o programa ALI Produtividade

Iniciativa do Sebrae Minas oferece acompanhamento personalizado para pequenos negócios que buscam inovar, reduzir custos e aumentar a produtividade

0
Empresários de micro e pequenos negócios de Uberlândia já podem se inscrever no Programa ALI Produtividade, do Sebrae Minas. A iniciativa é gratuita e tem como objetivo apoiar empresas dos setores do comércio, serviços e indústria a aumentarem sua produtividade e competitividade, por meio da inovação em processos, produtos e serviços. Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de fevereiro pelo site do programa.
Ao todo, estão disponíveis 390 vagas no Triângulo Mineiro, distribuídas entre os municípios de Uberlândia (120 vagas), Uberaba (60), Araxá (60), Araguari (60), Iturama (30), Ituiutaba (30) e Monte Alegre de Minas (30).  Empreendedores que estejam em cidades a 100 km de distância destes municípios também podem se inscrever.
O programa oferece um diagnóstico gratuito e personalizado do negócio, identificando gargalos, oportunidades de melhoria e caminhos para o aumento da eficiência. Durante cerca de seis meses, o empresário recebe o acompanhamento direto de um Agente Local de Inovação (ALI), que auxilia na implementação prática das soluções dentro da própria empresa.
Segundo o consultor do Sebrae Minas, Ariel Sanchez, o ALI Produtividade tem papel fundamental no fortalecimento dos pequenos negócios. “O programa promove uma verdadeira transformação nas empresas. Ao olhar para os processos, para a gestão e para a forma como o negócio opera no dia a dia, o empreendedor consegue reduzir custos, ganhar eficiência e se posicionar de forma mais competitiva no mercado”, destaca.
Os resultados alcançados pelo programa em Minas Gerais reforçam o impacto da iniciativa. Em 2025, mais de 6 mil pequenos negócios foram acompanhados pelo Programa ALI Produtividade, em Minas Gerais. No último resultado apurado por meio da iniciativa, as empresas atendidas relataram aumento de 11,8% no faturamento e 31% na produtividade.
Aumento de faturamento
Um dos exemplos dos benefícios do ALI Produtividade é a trajetória da empresária Mirla Gomes, proprietária da Chérie Boutique e Tricot, em Uberlândia. Ao participar do programa, a empreendedora contou com o apoio do Sebrae Minas para não desistir do negócio. “Eu estava muito frustrada, pensando até em fechar a loja física e manter apenas o atendimento on-line. Quando o consultor apresentou o ALI Produtividade, eu vi ali uma oportunidade real de mudança”, relata.
Com o acompanhamento, a empresária reorganizou processos, implantou melhorias na gestão, passou a utilizar melhor os sistemas da loja, estruturou a emissão de cupom fiscal e investiu na transformação digital do negócio, incluindo a criação de um e-commerce próprio. “Depois do programa, o faturamento aumentou 50% e eu dobrei minhas vendas. Em maio, batemos o primeiro recorde de vendas da história da loja, em oito anos de atuação, e em dezembro tivemos um novo recorde”, comemora.
Serviço Programa ALI Produtividade Inscrições até 20/02 pelo