O Instituto Algar e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) firmaram uma parceria que irá impulsionar o desenvolvimento de jovens de Uberlândia (MG). Com a união das instituições, os encontros do programa Talentos de Futuro do Instituto, que prepara jovens para o mercado de trabalho, acontecerão nas dependências da Universidade. E além disso, os participantes do laboratório de inovação da UFU, no Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (CIAEM), também vão potencializar suas competências, participando da formação do Instituto.
O programa Talentos de Futuro é uma iniciativa do Instituto Algar realizada há mais de 10 anos que já contribuiu para que milhares de pessoas, principalmente jovens, preparem-se para o mercado de trabalho e a vida. Na ação são oferecidas formação comportamental e técnica para jovens entre 15 e 17 anos se capacitarem para o mundo do trabalho, aprimorando as requisitadas soft skills e conhecimentos em informática básica. Além dessa turma, o Talentos de Futuro também oferece formação técnica com foco em tecnologia para jovens a partir dos 18 anos que tenham interesse em atuar na área. As iniciativas são voltadas para pessoas em vulnerabilidade social e resultam na conexão dos participantes com oportunidades reais de empregabilidade.
As turmas de formação para preparar jovens para o mercado de trabalho acontecem de forma online em diversas partes do país com o apoio de parceiros que multiplicam a metodologia do Talentos de Futuro. Além disso, acontecem turmas presenciais em Uberlândia (MG), terra Natal do Instituto Algar, que com a parceria firmada com a UFU em 2026, terão o espaço da Universidade como ponto de encontro dos participantes para as atividades. Além disso, essa parceria também vai propiciar que os jovens do Laboratório de Inovação da UFU, que são alunos de ensino médio da rede pública e o público-alvo do programa, participem da formação comportamental do Talentos de Futuro.
Para formalizar essa cooperação, um momento de assinatura do termo de parceria aconteceu na Algar Holding na sexta-feira (05/12), com a presença de autoridades da gestão da UFU, incluindo o reitor Carlos Henrique de Carvalho, a vice-reitora Catarina Azeredo Machado, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Thiago Paluma e a diretora de inovação e transferência de tecnologia, Luciana Carvalho. Representando o Instituto Algar estiveram a gerente Carolina Toffoli, a gestora de programas sociais Ana Paula Pereira e a diretora da Partilha Educação e assessora educacional do Talentos de Futuro, Ana Carolina Ferreira.
Para a Universidade Federal de Uberlândia, a parceria com o Instituto Algar vai ao encontro do propósito de estar ainda mais próximos da comunidade, como comenta o reitor, Carlos Henrique de Carvalho. “Essa colaboração é de grande relevância para a UFU, especialmente porque visa o desenvolvimento de estudantes do ensino médio. Trata-se de uma iniciativa já empreendida pelo Instituto e também por nossa instituição, e agora uniremos esforços. Considerando o número potencial de alunos, que pode atingir 160, incluiremos esses estudantes do ensino médio neste projeto conjunto com o Instituto Algar, proporcionando-lhes acesso ao que a universidade oferece de melhor. Isso é de suma importância para nós, pois promoverá a aproximação da comunidade e fortalecerá nossa relação com o Instituto Algar e o Grupo Algar. Acredito que, juntos, estamos realizando algo significativo para a sociedade, oferecendo formação aos nossos estudantes da educação básica”, disse o reitor durante a assinatura do termo de parceria.
Para o Instituto Algar, unir forças com instituições que possuem o mesmo propósito de oferecer oportunidades de desenvolvimento é um caminho para potencializar resultados, como destaca a gerente do Instituto, Carolina Toffoli. “Em rede a gente vai mais longe e fortalecemos o impacto causado aos beneficiados das nossas iniciativas. Estamos muito felizes com a parceria com uma instituição tão importante para Uberlândia e região, como a UFU. Levar nossos jovens do Talentos de Futuro para os espaços da Universidade é aproximá-los da instituição e da possibilidade de serem discentes de uma das melhores universidades do país. Além disso, vamos possibilitar o desenvolvimento comportamental de ainda mais jovens com a atuação junto aos participantes do laboratório de inovação”, finaliza Carolina.



