Uberlândia se torna polo de debate sobre inovação e governança no turismo brasileiro

Evento da FBHA e parceiros locais marca a quarta edição do Seminário de Sindicalismo Moderno, com painéis sobre políticas públicas, modelos de gestão e fortalecimento institucional

0

A construção de um turismo mais forte, sustentável e competitivo passa, necessariamente, pelo fortalecimento das instituições que representam o setor. Com esse propósito, Uberlândia será sede da 4ª edição do Seminário Sindicalismo e Associativismo Moderno, que já ocorreu em Juiz de Fora, Igarapé e São Lourenço, e agora chega à cidade reunindo autoridades, entidades laborais e patronais em prol do desenvolvimento do turismo e do fortalecimento do diálogo entre setores. Consolidado como uma das principais referências nacionais em debates sobre sindicalismo moderno, o evento é promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), em parceria com o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Uberlândia, e será realizado dia 4 de dezembro, das 13h às 20h30, na sede da OAB Uberlândia.

O objetivo central do seminário é fomentar o debate propositivo, estimular a troca de experiências, qualificar lideranças sindicais e associativas e fortalecer a colaboração interinstitucional. Mais que um evento técnico, o encontro reforça o sindicalismo, o associativismo e o cooperativismo como instrumentos essenciais para promover o bem-comum, ampliar a representatividade e impulsionar políticas públicas mais inclusivas para os segmentos de turismo, hotelaria, bares e restaurantes.

Segundo Fábio Bertolucci, presidente do Sinditur, discutir o cenário do turismo e os caminhos para a competitividade do setor torna-se cada vez mais urgente. “Essas estruturas são decisivas para garantir direitos, estimular o desenvolvimento e gerar impactos positivos nos territórios, especialmente em momentos de transformação. Fortalecer nossas instituições é fortalecer as empresas, os trabalhadores e toda a cadeia produtiva”, afirma. Para ele, o seminário tem papel estratégico ao aprofundar debates que ajudam o setor a se preparar para desafios atuais, desde questões regulatórias até inovação, qualificação e crescimento sustentável.

Programação
A programação oficial tem início às 13h30, com a solenidade de abertura. Às 14h, Alexandre Sampaio, coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC e Vanessa Paganelli, analista de turismo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, apresentam o painel “Programa Vai Turismo Rumo ao Futuro – Estimulando Políticas Públicas para o Turismo Sustentável”, destacando ações voltadas ao planejamento estratégico e à inovação no setor. Às 15h, Fernando Junqueira, diretor do Praia Clube, conduz a palestra “O Papel do Praia Clube na Valorização do Turismo e da Economia de Uberlândia”.

Após um breve intervalo, às 16h30, Luiz Carlos Braga, superintendente do Mercado Central de Belo Horizonte, compartilha a experiência do equipamento com o tema “Sistema de Governança do Terceiro Melhor Mercado do Mundo”. Em seguida, às 17h30, Teresa Lemos, presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), apresenta o painel “Como as IGRs Podem Impulsionar o Desenvolvimento Regional por Meio das PPPs”, abordando a importância das parcerias público-privadas.

Às 18h30, Giuliano Almada, diretor primeiro secretário da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), conduz a apresentação “JAM – O Maior Evento Jurídico-Esportivo do Mundo”, destacando a força de Uberlândia no calendário nacional de eventos. Encerrando o ciclo de palestras, às 19h30, o professor, jornalista e estrategista de marketing, Cristiano Lopes traz reflexões sobre “Liderança Transformadora e Protagonismo Associativo”, com foco em inspiração, educação e inovação para fortalecer o setor de turismo e hospitalidade. O evento será finalizado às 20h30.

O seminário se consolida como um espaço de diálogo essencial para aprimorar governanças, valorizar o papel das entidades representativas e promover estratégias de impacto para o desenvolvimento regional. “Eventos como este dão voz aos desafios reais do setor e nos ajudam a encontrar caminhos mais colaborativos, mais inovadores e mais eficientes. Quando empresários, sindicatos, associações e poder público dialogam, toda a sociedade ganha”, enfatiza Fábio.

As inscrições podem ser realizadas pelo Sympla gratuitamente.

Serviço
Data: 4/12
Horário: das 13h às 20h30
Local: OAB – Av. Rondon Pacheco, 980.