Nesta sexta-feira, 21, a Casa Thomas Jefferson abre as portas para um recital intenso sobre a relação entre amor e morte, em homenagem póstuma à professora da Escola de Música de Brasília Dejanira Rossi, que dedicou a vida à música e à formação de artistas na capital federal.
A partir de 20h, o projeto Sextas Musicais recebe “Amor e Morte: dialética da vida”, um encontro musical entre a soprano Aida Kellen e o pianista Deyvison Miranda, ambos músicos com fortes laços com a EMB. A apresentação conta ainda com a participação especial da violinista Thamyris Nascimento. O programa da noite levará o público a uma jornada lírica em torno do tema: a relação do amor com a morte. A soprano e a violinista afrodescendentes representam a importada evocação do dia 20 de novembro.
O tema do recital é apresentado pelo estilo musical Lied com poesia, romantismo e dramaticidade: “Wesendonck-Lieder”, cinco canções do compositor alemão Richard Wagner, um passeio pelo lirismo da ópera clássica de Wagner “Tristão e Isolda”, além das “Quatro Últimas Canções” (Vier letzte Lieder), de Richard Strauss.
Sextas Musicais
Projeto gratuito que, desde 1987, traz ao público brasiliense apresentações de artistas nacionais e internacionais com performance musical de excelência, de todas as vertentes e estilos musicais, no palco do CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul.
Os músicos
Aida Kellen – Brasiliense, formada pela Escola de Música de Brasília sob orientação da professora Dejanira Rossi, Aida Kellen acumulou premiações importantes, como o 1º lugar no 7º Maracanto (2003) e o 2º lugar com prêmio de melhor canção no Concurso Internacional Maria Helena Cardoso (2007). Atuou em óperas no Brasil e na Europa, interpretando papéis de destaque em obras de Händel, Honegger, Menotti, Verdi, Puccini, Mozart, Kurt Weill e Bizet, além de musicais e produções contemporâneas.
Deyvison Miranda – Natural de Brasília e graduado pela Universidade de Brasília, Deyvison Miranda atua como pianista colaborador e regente no Centro de Ensino Profissional/Escola de Música de Brasília. Trabalhou com importantes instituições, como a Sociedade Brasileira de Ópera e a Associação Ópera Brasília, além de participar como pianista em concursos nacionais de destaque. Atualmente é pianista colaborador da Escola de Música de Brasília, maestro titular do Madrigal de Brasília, do Coral Brasília, Coral CGU/Unacon, Coral da Câmara dos Deputados e Coral do Itamaraty, além de membro da ALMUB, cadeira nº 14.
Serviço:
O quê: Sextas Musicais, recital de canto lírico e piano – Amor e Morte: dialética da vida
Quando: sexta-feira, 21 de novembro, às 20 horas – sem transmissão ao vivo
Onde: CTJ Hall – Casa Thomas Jefferson na 706/906 Sul – Brasília, DF
Quanto: Entrada gratuita



