O mês de novembro será de celebração e encantamento em Uberlândia. O Projeto Manutenção EMCANTAR 2025, realizado pelo EMCANTAR Social com patrocínio do Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, promove uma série de cinco apresentações artísticas gratuitas em escolas e espaços públicos da cidade. As atividades começaram na segunda-feira (3/11), na Escola Estadual Tubal Vilela da Silva, e seguem até o fim do mês, encerrando um ciclo de formação que impactou mais de 200 crianças e adolescentes da periferia.
O destaque da programação são as duas apresentações abertas ao público no CEU Shopping Park, no dia 17 de novembro (segunda-feira), às 8h30 e 14h, na Rua Juvenília Mota Leite, 700 – Shopping Park. Nelas, o público poderá conferir um espetáculo coletivo que une música e audiovisual, fruto do trabalho desenvolvido nas oficinas do projeto. Além de cantar, dançar e interpretar, as turmas exibirão curta-metragens produzidos por elas próprias, evidenciando a força criativa e transformadora das artes integradas.
“Nosso propósito vai muito além das oficinas e apresentações. O que buscamos é impactar positivamente a vida de cada participante, despertando neles a sensibilidade artística, o olhar para o outro e para o meio que o cerca. Acreditamos que a arte tem esse poder de transformação individual e coletiva”, afirma Ana Lopez, coordenadora do EMCANTAR Social.
Para Carolina Toffoli, gerente executiva do Instituto Algar, o projeto reforça o compromisso da instituição com a formação humana e o desenvolvimento social:
“Projetos como o EMCANTAR mostram como a arte é capaz de abrir horizontes e fortalecer a autoestima de crianças e jovens. É muito gratificante ver o quanto essa vivência cultural transforma vidas e comunidades.”
As apresentações marcam o encerramento de mais uma etapa do Manutenção EMCANTAR 2025, que este ano integrou as linguagens da música, das artes cênicas e do audiovisual e aconteceu em parceria com Casa Ipanema, Comunidade Vida, CCAU Planalto e SOS Família Planalto. As oficinas de ‘Vivência e Criação Artística’ e ‘Cultura do Brincar’ são baseadas na Pedagogia do Encantamento, metodologia sistematizada pelo EMCANTAR após quase três décadas de atuação com crianças, jovens e educadores.
Programação – Apresentações Artísticas do Manutenção EMCANTAR 2025
- 03/11 (seg) – 9h – E.E. Tubal Vilela da Silva – Av. Araguari, 1128 – Martins
- 10/11 (seg) – 14h – E.E. Frei Egídio Parisi – Av. Dr. Laerte Vieira Gonçalves, 2926 – Santa Mônica
- 17/11 (seg) – 8h30 e 14h – CEU Shopping Park – R. Juvenília Mota Leite, 700 – Shopping Park (abertas ao público)
- 26/11 (qua) – 14h – E.E. Prof. José Ignácio de Sousa – R. Osório José da Cunha, 631 – Brasil
SOBRE O EMCANTAR – www.emcantar.org
Fazer arte e encantar pessoas! É assim que a Cia. Cultural EMCANTAR combina Cultura e Educação, porque acredita que a arte tem o poder de encantar e inspirar as pessoas a vivenciar seus potenciais. Com duas frentes de atuação – o Grupo EMCANTAR e o EMCANTAR SOCIAL – a companhia realiza produções artístico-culturais e projetos sociais de formação para infância e juventude. Em quase três décadas, já alcançou cerca de um milhão de pessoas, por meio de espetáculos, discos, livros, filmes e oficinas com crianças, adolescentes, educadores e pessoas da comunidade. Ao todo, são mais de 100 projetos desenvolvidos, além de 10 títulos e premiações. Em 2020, publicou o livro Pedagogia do Encantamento, que sistematiza as metodologias e práticas culturais educativas desenvolvidas ao longo de sua jornada.
MAIS SOBRE INSTITUTO ALGAR
O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor. São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contra turno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.



