Professores das unidades do Gabarito Educação em Uberlândia, Uberaba e Araxá se reuniram para celebrar e compartilhar experiências transformadoras durante o 4º Seminário de Educadores: Práticas Partilhadas, realizado nos dias 30 de agosto e 6 de setembro. O evento, que integra o programa de formação continuada da instituição, tem como propósito valorizar o trabalho docente e promover um ambiente de troca de saberes e fortalecimento da cultura colaborativa.
Mais do que uma premiação, o Seminário é um espaço de aprendizado mútuo e inspiração, no qual os próprios professores avaliam e elegem as práticas mais criativas e significativas. As atividades reconhecidas em 2025 evidenciam o compromisso do Gabarito com uma educação ativa, inovadora e centrada no estudante — princípios que também norteiam o Banco de Boas Práticas, acervo institucional que já reúne mais de 300 experiências pedagógicas fundamentadas em metodologias ativas.
Segundo a gestora pedagógica Poliana Diniz, o evento traduz a essência da proposta formativa do Gabarito: “um programa de formação continuada que possibilita momentos de troca e aprendizado entre pares é fundamental para o fortalecimento da equipe. Sem garantirmos o protagonismo do educador, não é possível desenvolver o protagonismo do estudante”.
Entre os destaques do Seminário, estão iniciativas que demonstram como o engajamento e a curiosidade podem transformar o aprendizado:
Uberlândia (Unidade Rondon): “Circuitos elétricos com massinha de modelar” (Laís Oliveira – Física, Ensino Médio) e “Lanchando com Joule: explorando o Efeito Joule em nosso cotidiano” (Lindomar Untaler – Ciências, Fundamental II);
Uberlândia (Unidade Nicomedes): “Projeto ninhos: berço da vida” (Krycia Ramos – Educação Infantil) e “De onde vêm os ovos?” (Ana Vitória Nasser – Educação Infantil);
Araxá: “Bandeira da Sala: Identidade Social” (Demian Sousa – Sociologia, Ensino Médio) e “Saberes Ativos: Jogo da Velha dos Substantivos” (Ursula Moraes – Fundamental I);Uberaba: Podcast “Vozes da Terra” (Laura Pereira – Cultura e Cidadania, Fundamental II) e “Trilhas do Campo: Caminhos da Vida” (Felipe Carota – Geografia, Fundamental II).
Formação contínua
O evento integra o programa de formação continuada, que busca garantir que ideias transformadoras para a aprendizagem dos alunos tornem-se experiências reais em sala de aula. “Uma escola realmente inovadora e comprometida com o aprendizado dos estudantes precisa garantir subsídios teóricos e práticos para um fazer pedagógico significativo. Sendo assim, para além de formações com profissionais de renome nacional, como foi em maio deste ano com o Professor Paulo Tomazinho, nossa gestão pedagógica apoia e valoriza projetos e metodologias ativas dos nossos professores”, afirma Poliana.
A professora Laís Oliveira, da disciplina de Física do Ensino Médio, uma das premiadas, reforça o impacto das metodologias ativas na aprendizagem: “elas permitem que o estudante vivencie os conceitos teóricos em cenários práticos, facilitando a assimilação do conhecimento. É a transição do saber abstrato para o entendimento concreto e aplicável”.
Para Priscilla Borges, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais de Uberaba, o Seminário consolida uma cultura de valorização e pertencimento. “É um momento de reconhecimento e de inspiração, no qual os professores têm a oportunidade de socializar experiências significativas e impulsionar o desenvolvimento profissional coletivo”.
Ao longo de quatro edições, o Seminário de Práticas Partilhadas consolidou-se como marco da formação docente no Gabarito Educação, unindo teoria e prática em uma trajetória contínua de aprimoramento. Mais do que premiar, o evento reafirma o compromisso da instituição com uma educação que valoriza o professor, estimula a inovação e forma estudantes protagonistas de seu próprio aprendizado.