Colégio Marista Dom Silvério promove roda de conversa sobre os 35 anos do ECA com autoridades e especialistas

0
Crédito: Divulgação

Encontro reuniu representantes dos Três Poderes, professores e especialistas para dialogar com os alunos da 3ª série do Ensino Médio sobre os direitos da criança e do adolescente

O Colégio Marista Dom Silvério realizou, no dia 07 de outubro de 2025, uma roda de conversa em celebração aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O encontro foi direcionado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio e tem como objetivo ampliar repertórios e preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que em diferentes edições já abordou temas relacionados à infância e à juventude.

O evento aconteceu no prédio do CEM do colégio, em um espaço acolhedor preparado para receber cerca de cem alunos da 3ª série e os cinco convidados. Foi um momento de aprendizado, troca e inspiração, fortalecendo o compromisso da instituição com a formação integral e a proteção integral da infância e juventude. E contará com a presença de autoridades dos Três Poderes e de especialistas convidados, em um espaço de diálogo que visa promover reflexão crítica, formação cidadã e aprofundamento acadêmico.

Entre os convidados participantes estavão:
• Juíza Moema de Carvalho Balbino (Poder Judiciário)
• Deputada Estadual Lohanna Souza França Moreira de Oliveira (Poder Legislativo)
• Conselheiro Estadual de Educação de Minas Gerais Emerson Luiz de Castro (Poder Executivo)
• Laise Aparecida Rodrigues (Delegada de Polícia)
• Cyntia Lafetá, advogada, professora e mestre em Ciências Jurídico-Políticas

A roda de conversa teve como tema central os avanços conquistados desde a criação do ECA, em 1990, e os desafios ainda presentes na efetivação dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil. A proposta é que os estudantes dialoguem com diferentes visões e experiências, preparando-se para futuras discussões acadêmicas e sociais.

“Nosso compromisso é formar não apenas alunos preparados para o ENEM, mas cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. Trazer o ECA para a sala de aula, em diálogo com especialistas e autoridades, é uma forma de reforçar valores, estimular a reflexão crítica e fortalecer o protagonismo juvenil”, afirma a professora de Redação, Cintia Combat, do Colégio Marista Dom Silvério.

O encontro foi organizado pela professora Cíntia Combat, com o apoio da comunidade escolar, especialmente da professora Cyntia Lafetá, mãe do aluno Arthur Lafetá, da 3ª série C, que colaborou ativamente junto ao professor Vanderlei e a Diretora Educacional Regina, na estruturação da atividade.