A Hapvida, maior empresa de saúde integrada da América Latina, segue reafirmando o seu compromisso com a consolidação de um Brasil cada vez mais plural. Atenta à conjuntura social predominante em todas as regiões brasileiras, a companhia recebeu do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o Selo de Reconhecimento Público por Contribuição à Diversidade e Inclusão no Poder Judiciário. A entrega da condecoração aconteceu na terça-feira (23), em Brasília.
O Conselho reconheceu as empresas e entidades responsáveis por financiar bolsas de manutenção para candidatas e candidatos que fazem parte do Programa CNJ de Ação Afirmativa para Ingresso na Magistratura, criado em 2024, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A iniciativa pretende incentivar o equilíbrio do perfil étnico-racial dos magistrados brasileiros, dentre os quais 81% são brancos, 13,5% são pretos e pardos e apenas 0,17% são indígenas. “Os dados revelam um cenário urgente de transformação. Diante dessa realidade, a promoção da equidade e da inclusão, especialmente de pessoas negras e indígenas, com ou sem deficiência, é um passo fundamental para garantir a representatividade no sistema de Justiça, reflexo de uma sociedade plural e democrática”, afirma Gustavo Ribeiro, vice-presidente de Relações Institucionais da Hapvida.
Os valores doados pela iniciativa privada são utilizados para bolsa de manutenção com auxílio financeiro mensal e bolsa de estudos para cursos preparatórios voltados a concursos da magistratura. Até junho de 2025, foram concedidas 538 bolsas a 444 pessoas beneficiárias.
Para o executivo, o reconhecimento público valoriza o engajamento da Hapvida com os valores da diversidade. Na companhia, 43.903 colaboradores, ou 62,59% do total, são pretos e pardos. “Em um país marcado por desigualdades estruturais, atuamos para construir espaços mais representativos, capazes de refletir as reais características da população brasileira”, acrescenta Ribeiro.
O investimento social da Hapvida representa, portanto, uma estratégia alinhada a um modelo de negócios que entende a equidade como um motor de desenvolvimento sustentável e justiça social.
A entrega da condecoração foi feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, que destacou que o envolvimento das 24 entidades agraciadas com o selo foi decisivo para dar este passo que mudará a face do Poder Judiciário. “Para viabilizar esse projeto, fizemos uma chamada pública para a iniciativa privada”, afirmou. Segundo o ministro, isso tornou possível oferecer bolsas sem gasto de dinheiro público. “Vai ajudar a tornar a magistratura brasileira mais parecida com a demografia da sociedade brasileira”, ressaltou Barroso.
Sobre a Hapvida
Com 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 73 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 86 hospitais, 80 prontos atendimentos, 365 clínicas médicas e 301 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.