Com a participação de 82 colégios e escolas, incluindo as sociais Terra Vermelha e Guadalupe, Olimpíada Marista Brasil reúne esporte, cultura e espiritualidade no Rio de Janeiro
Entre os dias 24 e 28 de setembro, o Rio de Janeiro será palco da terceira etapa da Olimpíada Marista Brasil (OMB) 2025. O evento, que já passou por Porto Alegre e Curitiba no início do mês, promete ser histórico: pela primeira vez reunirá atletas de todas as Regionais do Marista Brasil, envolvendo 82 colégios e escolas da rede, além das escolas sociais Terra Vermelha (ES) e Guadalupe (MG).
As disputas acontecerão nos Colégios Marista São José – Barra e Tijuca, além do Parque Olímpico e da Escola Municipal. A abertura oficial será realizada no Parque Olímpico, com a presença de mais de mil pessoas, entre estudantes, educadores e equipe de organização, de escolas de Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
“Este ano, participo pela segunda vez da Olimpíada Marista, representando o colégio na natação. Minha expectativa ~ré que todos possamos viver uma excelente Olimpíada, colocando em prática os ensinamentos aprendidos no colégio, o respeito e o espírito esportivo. Que cada momento seja aproveitado, que possamos guardar boas lembranças e celebrar juntos essa experiência tão especial”, conta a aluna do Colégio Marista São José – Tijuca, Amanda Santiago.
Durante cinco dias, a programação vai movimentar modalidades coletivas como futsal, handebol, basquete e vôlei, além de provas de natação, judô, arte e cultura. Mais do que competições, a OMB busca fortalecer o espírito esportivo e proporcionar experiências de convivência, confraternização e espiritualidade.
A diretora do colégio anfitrião reforça a alegria em receber a competição. “O Rio está de braços abertos, a exemplo do Cristo Redentor, para acolher os participantes da Olimpíada Marista Brasil 2025. Juntos, vamos celebrar os 200 anos de L’Hermitage, reafirmando os valores maristas por meio do esporte, da arte, da cultura e da espiritualidade. Sejam todos muito bem-vindos”, destaca.
Nicole Palmeira, aluna do Colégio São José- Barra também está animada. “Meu pai é triatleta, minha mãe faz natação e meu irmão também. Cresci nesse mundo e, agora estou ansiosa para competir aqui no colégio onde estudo. Espero que consiga bomns resultados”, completa.
Segundo Liliane Falcomer, especialista de Atividades Complementares do Marista Brasil, a expectativa é de uma edição inesquecível. “Nosso objetivo é integrar todas as unidades, promovendo experiências de amizade e convivência entre estudantes de diferentes localidades. Estamos ansiosos para acompanhar histórias inspiradoras, como a participação de famílias inteiras, estudantes de escolas sociais e até colégios de fora do Brasil, que tornam a OMB ainda mais especial”, afirma.
Mais estruturada e abrangente, a Olimpíada Marista Brasil 2025 reafirma a missão institucional de formar cidadãos íntegros, comprometidos com o bem comum e preparados para transformar a sociedade. Ao unir esporte, cultura e espiritualidade, a OMB se consolida como um espaço de vivências inesquecíveis e de celebração do Espírito de Família Marista.