A Hapvida agora integra o Índice de Diversidade da B3 (IDIVERSA B3). O novo indicador da bolsa de valores brasileira reconhece companhias de capital aberto que se destacam por suas políticas e pela representatividade de gênero e de raça/etnia em todos os níveis da organização, incluindo o Conselho de Administração e a Diretoria.
A seleção para o índice é baseada no Score de Diversidade, metodologia desenvolvida pela própria B3. A pontuação avalia o quão próxima a composição da força de trabalho da empresa está do perfil demográfico do país, considerando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para gênero feminino, pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas.
Para compor a carteira do IDIVERSA B3, as empresas precisam atender a critérios de liquidez e de diversidade. Nos de liquidez, exige-se índice de negociabilidade de 99% e presença em 95% dos pregões. No critério de diversidade, é necessária a presença de ao menos uma mulher, pessoa negra ou indígena, tanto no Conselho de Administração quanto na Diretoria.
Entre os fatores que levaram a Hapvida a integrar o indicador está o cumprimento de critérios que valorizam a diversidade em diferentes dimensões. Além da presença feminina no Conselho de Administração, 74,8% do quadro de colaboradores da companhia é composto por mulheres. Destas, 68,5% ocupam cargos de liderança (diretoria, gerência, coordenação e supervisão). Outro destaque é a representatividade racial: 62,6% dos funcionários se autodeclaram negros ou pardos.
“Esta é uma conquista importante para a companhia, que reforça todo o trabalho desenvolvido com foco na transformação para promover um espaço inclusivo, respeitoso e plural”, afirma Fernanda Toniolo, gerente-executiva de Desenvolvimento Organizacional e Diversidade da Hapvida.
Segundo a vice-presidente de Recursos Humanos da empresa, Eliana Vieira, a inclusão é reflexo do compromisso com o tema. “Um ambiente representativo é essencial para o bem-estar das pessoas e a sustentabilidade do negócio. Para isso, implantamos a Política de Diversidade, Equidade e Inclusão (D&I), que estabelece diretrizes claras para garantir oportunidades iguais, o que contribuiu para que integrássemos o IDIVERSA B3”.
Sobre a Hapvida
Com cerca de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 73 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 86 hospitais, 80 prontos atendimentos, 365 clínicas médicas e 301 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.