A coragem de uma jovem na luta contra o câncer

0

Como receber e administrar a notícia de uma doença grave, como enfrentar o dia a dia, como vencer a difícil situação.

 No próximo dia 10 de setembro de 2025, às 19 horas, a autora Flora Singer lança, na Livraria da Travessa do Shopping Villa Lobos, em São Paulo, o livro A Escolha da Coragem (Editora Reflexão). A obra apresenta um relato forte e profundamente humano sobre como a fé na vida e a coragem podem ressignificar a luta contra uma doença grave.

Flora, jovem mãe e executiva, recebeu o diagnóstico de um câncer e decidiu enfrentá-lo com determinação, sinceridade e resiliência. No livro, ela conta como reagiu desde o impacto da notícia até a cura, descrevendo o dia a dia de exames, tratamentos e sentimentos, sem esconder medos e fragilidades, mas ressaltando a força que a fez transformar dor em aprendizado. Ao mostrar que a doença “escolheu a pessoa errada”, a autora oferece ao leitor uma narrativa inspiradora e real, que reforça a importância de manter a esperança e a vontade de viver, mesmo nos momentos mais desafiadores.

Um olhar solidário
No prefácio da obra, o jornalista e escritor Ricardo Viveiros parte de uma metáfora sobre “a notícia ruim” para contextualizar a experiência de Flora. Ele pondera que esse tipo de notícia “tem a competência de entender dificuldades, e diante delas nunca esmorecer, nem desistir”. Salienta que, assim como ele próprio em sua vida, a autora soube reagir a um câncer e se fortalecer diante da adversidade.

Para contextualizar a importância de saber mudar para enfrentar situações difíceis, como fez Flora, o jornalista cita frase do personagem Riobaldo, de Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa: “Viver é muito perigoso…. Porque ainda não se sabe e porque aprender a viver é que é o viver mesmo”. E emenda: “Eu, aos 75 anos, sigo aprendendo. E feliz! Mesmo diante de notícia ruim, este grande estímulo na luta pela vida”.

Viveiros ressalta que “a notícia ruim que também recebeu Flora causou na autora deste livro o mesmo que em mim”. Ela ficou bem triste, assustada, temeu pelo seu futuro e pelo de sua família. “Mas, como eu, soube assimilar, reagir e transformar dor em coragem, lutou e venceu. Respeito, fé, amor e esperança são elementos fundamentais contra as adversidades. E tais valores estão nesta história tão provocante”, enfatiza.

“Flora sempre foi uma guerreira. Este seu livro, referencial para quem enfrenta o câncer, traz um relato sincero, espontâneo e absolutamente digno de alguém que buscou superar a notícia ruim, o tratamento sofrido e a angústia do que poderá acontecer amanhã”, escreve Viveiros. Para ele, a narrativa equilibra razão e emoção, mas, sobretudo, “garante algo maravilhoso: viver é bom, vale a pena!”.

Sobre a autora
Flora Singer é publicitária formada pela FAAP, com pós-graduação em Administração pelo Insper. Tem carreira marcada por posições de liderança e inovação no setor de beleza e varejo, incluindo seis anos como sócia da Glambox, período em que a empresa cresceu de 2 mil para 25 mil assinantes, tornando-se a maior do segmento no Brasil.

Atuou como diretora-executiva na Cless, responsável pelo crescimento das marcas no varejo e canais digitais. Atualmente, é sócia e cofundadora da Trinu, na qual lidera as áreas de vendas, omnichannel, marketing, novos negócios e produto, com destaque para a criação de estratégias de venda recorrente e expansão no e-commerce e marketplaces.