Performance coletiva estreia no Sesc Uberlândia de 27 a 29 de agosto

0

“Artistas sem Trabalho Normal” aborda as relações entre arte e trabalho. Ação é gratuita e conta com a participação de dez artistas.

Estreia nesta semana a performance coletiva “Artistas sem Trabalho Normal”, idealizada e dirigida pela artista e docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Cláudia Müller. Ao longo de três dias, o público poderá acompanhar um trabalho que questiona as relações de trabalho atualmente oferecidas aos artistas. A entrada é gratuita, e o público pode assistir em quaisquer horários durante a realização da ação. Os horários são: quarta-feira (27), das 10h às 12h; quinta-feira (28), das 15h às 18h; e sexta-feira (29), das 10h às 19h. O Sesc Uberlândia está localizado na Rua Benjamin Constant, 844 – Nossa Senhora Aparecida.

A performance reproduz, ao longo de três dias, etapas comuns no mercado de trabalho convencional. No primeiro dia, acontece um processo seletivo com artistas pré-selecionadas, que participam de entrevistas concorrendo à vaga na performance coletiva. No segundo dia, já com dez artistas selecionadas, ocorre um programa de capacitação. No terceiro e último dia, as artistas são “efetivadas” e realizam uma jornada laboral de oito horas.

Artistas: quem são? O que fazem? Como vivem? Qual o papel dos trabalhadores da arte na vida de qualquer pessoa? Muitas pessoas têm essas dúvidas. Para Cláudia Müller, o projeto é uma oportunidade para a população refletir sobre o trabalho dos artistas. Essa apresentação desmistifica a linguagem da performance, que geralmente é vista como algo distante e difícil de ser entendida.   “Minhas criações artísticas procuram também se aproximar de um público amplo e não se restringir apenas às pessoas já habituadas aos ambientes da arte. Neste novo projeto, seguimos neste propósito”, destaca.

O projeto é incentivado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia (PMIC), da Prefeitura Municipal de Uberlândia. A performance retorna posteriormente nos dias 29, 30 e 31 de outubro, para ser apresentada na Biblioteca da UFU, no campus Santa Mônica. Mais informações sobre as ações podem ser encontradas no perfil do Instagram: @artistas.sem.trabalho.normal.

SOBRE A ARTISTA IDEALIZADORA
Cláudia Müller é artista com projetos desenvolvidos em dança, performance e vídeo. Seus processos artísticos traçam conexões entre a dança e as artes visuais, com um interesse particular na crítica institucional, nas relações entre arte e trabalho e nas poéticas e políticas do encontro com o público. Doutora e mestre em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é docente do curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atuou em companhias de dança em São Paulo, Rio de Janeiro e na Alemanha. Sua formação inclui balé clássico, dança contemporânea, performance e artes visuais.

SERVIÇO
Performance coletiva “Artistas sem Trabalho Normal”

Dia 1 – Processo seletivo: 10h às 12h. Artistas pré-selecionadas pela convocatória participarão de entrevistas concorrendo à vaga.

Dia 2 – Treinamento: 15h às 18h. Dez artistas selecionadas passarão por um programa de capacitação.

Dia 3 – Efetivação: 10h às 19h. Jornada laboral de dez artistas “sem trabalho”.

Local: Sesc Uberlândia – Rua Benjamin Constant, 844 – Nossa Senhora Aparecida

Informações: artistassemtrabalho@gmail.com