Campanha internacional Quebrando o Silêncio conta com o apoio da Polícia Militar em evento de conscientização
Neste sábado (23), Uberlândia será palco de uma grande mobilização contra a violência digital. Cerca de 150 pessoas participarão de uma passeata no bairro Jardim Canaã, com camisetas personalizadas, cartazes, folhetos educativos e a animação da fanfarra dos clubes de Aventureiros e Desbravadores. O objetivo é alertar a população sobre os riscos do mundo virtual e promover um uso mais seguro e consciente da internet.
A programação começa às 14h30, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada na Avenida Babel, 653, com uma palestra aberta ao público ministrada pelo 3º Sargento da Polícia Militar, Marcos Vinicius Feitoza. O policial vai compartilhar orientações práticas sobre prevenção, cuidados e também relatos de casos reais de violência digital.
Após a palestra, os participantes seguem para a avenida principal do bairro em uma passeata de conscientização. A mobilização encerra às 17h30.
Quebrando o Silêncio contra a violência digital
A violência digital é hoje uma das formas de agressão mais silenciosas e perigosas. De fake news a ciberbullying, passando por assédio virtual e exploração sexual, crianças, adolescentes e adultos têm se tornado vítimas constantes no ambiente online.
Com o tema “Violência Digital”, a campanha internacional Quebrando o Silêncio 2025 busca chamar atenção para esse problema crescente. O projeto é promovido anualmente em oito países da América do Sul e envolve ações educativas em escolas, praças e instituições. O Dia D acontece neste sábado, 23 de agosto, com milhares de mobilizações simultâneas.
Segundo a coordenadora sul-americana do projeto, Jeanete Lima, o tema é urgente.
“A internet trouxe muitos benefícios, mas não é um terreno neutro. Trabalhar esse tema é alertar as famílias, cuidar das crianças e adolescentes que são mais vulneráveis e mostrar caminhos para o uso seguro do mundo virtual”, afirma.
Criado há mais de 20 anos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, o Quebrando o Silêncio já abordou temas como abuso infantil, violência contra a mulher, depressão e suicídio. Em 2025, o foco está no cuidado, supervisão e proteção no ambiente digital.
Na região Oeste de Minas Gerais, a coordenadora regional do projeto, Josiane Nunes, acrescenta:
A importância do tema deste ano é alertar os pais e principalmente as crianças e adolescentes sobre os perigos virtuais. Diariamente muitos dos nossos filhos estão expostos a esse mundo digital e sofrem bullying, assédio sexual e tantas outras formas de violência. É uma violência silenciosa que tem destruído muitas vidas.”
Serviço – Uberlândia
Campanha Quebrando o Silêncio 2025
Local: Igreja Adventista do Sétimo Dia – Av. Babel, 653, Jardim Canaã, Uberlândia
Data: 23 de agosto
Horário: 14h30 às 17h30
Programação: palestra com o 3º Sargento da Polícia Militar Marcos Vinicius Feitoza, Passeata e mobilização comunitária
Público: cerca de 150 pessoas, com fanfarra, Aventureiros e Desbravadores
Mais informações: adv.st/quebrandoosilencio