Uberlândia ganha um novo parque onde natureza e modernidade se encontram

0

Parque do Granja Marileusa será inaugurado no domingo, 17, às 9h

Um lugar para se conectar com a natureza, usufruindo de elementos urbanos. Assim é o Parque do Granja Marileusa, na zona leste de Uberlândia, que será inaugurado no dia 17 de agosto, domingo, às 9h. A abertura do parque à população, após seis meses de obras e preparação do espaço, celebra o aniversário de 137 anos do município e também os 12 anos de criação do Granja Marileusa, o primeiro bairro planejado da cidade.

O parque abrange uma área total de 261 mil m² dentro de uma área privada, de propriedade da Granja Marileusa Desenvolvedora, que foi cedida para uso do bairro como um presente para a comunidade. O espaço possui uma estrutura para receber os visitantes, que vão contar com área para piquenique, redário, espaço cultural, espaço zen, playground, casa na árvore e espaço sensorial, destinado a pessoas com Transtorno do Espetro Autista (TEA), entre outros. Há também uma trilha de 900 metros para caminhada e uma de 3 mil metros para uso de bicicletas (leia mais abaixo sobre as opções de lazer).

Os espaços receberam iluminação e bebedouros de água e, para garantir a segurança dos frequentadores, foram equipados com câmeras e sensores de presença. A Algar ofereceu toda a tecnologia para conexão de wi-fi grátis dos visitantes, por meio do projeto Conecta Parque. Também fazem parte da estrutura quiosques com opções de alimentação e bebidas e banheiros instalados próximo à portaria.

“O parque é um presente para Uberlândia, com espaços para toda a família e atividades para todas as idades”, ressaltou o diretor-presidente da Granja Marileusa Desenvolvedora, Frederico Dias Marques. Ele explicou que o parque será um espaço privado de uso público, ou seja, aberto a qualquer pessoa que queira visitá-lo.

A empresa que desenvolve o bairro será responsável pela manutenção, segurança e administração da área até o final de 2025. Posteriormente, o parque será adotado pela Associação de Moradores e Empresas (AME) do Granja Marileusa.

Projeto paisagístico 
O projeto foi elaborado pelo botânico e paisagista Ricardo Cardim, que possui ampla experiência em implantação de parques e praças em todo o Brasil. O foco do seu trabalho é a integração entre a natureza e os seres humanos e a valorização de espécies nativas de vegetação. Cardim é criador do conceito de “floresta de bolso”, que consiste em criar pequenas áreas verdes, com espécies do bioma local e técnica adequada, em pontos diversos das cidades.

No Parque do Granja Marileusa, o projeto de Cardim tem como base a preservação da natureza, tanto que a introdução dos elementos urbanos foi feita em harmonia com a floresta. “A ideia foi criar um lugar de lazer e reconexão com a natureza com uma qualidade rara nas cidades brasileiras, um refúgio urbano”, afirmou o paisagista. Ele destacou que a vegetação de Uberlândia tem grande biodiversidade, com um ecossistema agradável para passeios, possibilitando o contato com a natureza dentro da cidade. “A natureza nativa é a joia da coroa do projeto”, finalizou.

A execução do projeto ficou a cargo do Arte Concreta Studio. “Buscamos criar um parque que fosse um ambiente vivo, capaz de acolher as pessoas e manter um diálogo constante com a natureza. Por isso, desde a escolha dos materiais priorizamos aqueles que conversam com a paisagem já existente, como madeira e pedra, para transmitir aconchego, autenticidade e respeito ao meio ambiente. Cada elemento foi pensado para reforçar a conexão das pessoas com o natural em meio à cidade e tornar a experiência ainda mais genuína”, afirmou Jéssika Parreira, arquiteta e urbanista responsável por tornar o projeto uma realidade.

SAIBA MAIS 
Áreas – conforme mapa de orientação do parque:

1 – Banheiros – próximo à portaria, na parte externa, os banheiros vão atender visitantes do parque e clientes dos quiosques comerciais. Pessoas com deficiência (PcD) contam com banheiros acessíveis.

2 – Quiosques externos – na parte externa do parque, os visitantes vão encontrar quiosques instalados em contêineres, que oferecerão itens de alimentação saudável e uma sorveteria, proporcionando mais conforto e conveniência para a comunidade.

3 – Portaria – com uma identidade visual moderna e acolhedora, a portaria, na avenida Floriano Peixoto, é o principal acesso de visitantes e veículos de serviço ao parque. Em uma guarita, será feito o controle de acesso.

4 – Espaço Bike – para quem gosta de curtir a natureza sobre duas rodas, utilizando a trilha, bicicletas serão disponibilizadas aos finais de semana em um contêiner instalado junto à entrada. Quem preferir, poderá levar sua própria bicicleta. É necessário usar equipamentos de segurança.

5 – Espaço Piquenique – mesas e bancos foram instalados em um espaço que poderá ser utilizado para momentos de lazer e de convivência de famílias e amigos. Do café da manhã, aos lanches de fim de tarde, o local oferece a experiencia única de contemplação da natureza.

6 – Espaço Cultural – com arquibancadas rodeadas pela floresta, o local pode abrigar atividades de conhecimento, artes e interação social por meio de palestras, apresentações e eventos culturais em um ambiente propicio à imersão.

7 – Espaço Mirante – um dos pontos mais especiais do projeto, neste local, ao fundo do parque, os visitantes podem contemplar uma vasta área verde, o sol do entardecer iluminando a floresta e o pôr do sol.

8 – Espaço Playground – cuidadosamente planejado para atender o público infantil, próximo à entrada principal para facilitar o acesso das famílias, esta área é um convite às tradicionais brincadeiras de criança, unindo diversão e originalidadade.

9 – Espaço Casa na Árvore – uma casa de madeira suspensa com uma árvore que a atravessa, trazendo às crianças a magia das brincadeiras em contato com a natureza, onde a imaginação e a curiosidade são estimuladas.     

10 – Redário – uma rede na “varanda” da floresta, ou melhor, dentro da floresta. O espaço vai disponibilizar redes para que os visitantes possam curtir momentos de descanso e relaxamento ao som do canto de pássaros.

11 – Espaço Pet – os pets também serão bem-vindos ao parque, tanto que contarão com uma área onde poderão brincar livremente. Neste local, há também bebedouro de água potável e brinquedo para se divertirem e se exercitarem.

12 – Espaço Pausa – para o conforto e comodidade dos pedestres, no meio da trilha, há um ponto de parada com mesa e banco para descansar, beber água ou simplesmente contemplar a natureza.

13 – Espaço Apoio – no encontro das trilhas de pedestres e de ciclistas também há um local de parada preparado para o descanso dos trilheiros.

14 – Espaço Sensorial – neste local, pessoas com Transtorno do Espetro Autista (TEA), com outras condições ou que queiram fazer a experiência terão contato com texturas. O objetivo é estimular os sentidos e promover o bem-estar.

15 – Espaço Zen – área voltada para atividades que incluem a meditação, como o Yoga. O ambiente tranquilo e inspirador, cercado pela floresta e com um tablado de madeira, busca oferecer uma oportunidade de desacelerar o ritmo da vida urbana.

16 – Espaço Fitness – quem tiver o objetivo de ficar em dia com as atividades físicas, isto também será possível. Os equipamentos de academia ao ar livre proporcionam aos visitantes uma oportunidade de se exercitarem em meio à natureza.

SERVIÇO 

  • O QUE: Inauguração do Parque do Granja Marileusa
  • QUANDO: domingo, 17 de agosto
  • HORÁRIO: 9h
  • ONDE: Avenida Floriano Peixoto, 6453
  • PARA QUEM: o parque é aberto a toda a população  

 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO PARQUE: 
Ø Todos os dias, das 8h30 às 19h30