Formação gratuita e presencial prepara jovens e adultos para o mercado com foco em habilidades essenciais, como pensamento crítico, oratória e inteligência artificial
Estão abertas, até o dia 3 de setembro, as inscrições para a 16ª turma do Programa Carreira, iniciativa gratuita e presencial promovida pelo Instituto Projeto de Vida (IPV). Com início das aulas marcado para 9 de setembro, o curso é voltado a pessoas que desejam se preparar para o mercado de trabalho e transformar suas trajetórias profissionais com o apoio de especialistas e voluntários atuantes em grandes empresas da região.
Desde sua criação, em 2018, o programa já formou mais de 600 participantes e se consolidou como uma das formações mais completas e acessíveis da região. Com duração de três meses, o curso oferece uma abordagem prática e moderna, que integra habilidades técnicas e comportamentais altamente valorizadas no mundo corporativo.
Além de módulos como autoconhecimento, inteligência emocional, marketing digital, gestão financeira e planejamento de carreira, a nova turma terá aprofundamento em temas como pensamento crítico, oratória e uso de ferramentas de inteligência artificial. As aulas são ministradas por profissionais experientes e voluntários – entre eles gestores e até CEOs – que compartilham suas vivências com os alunos.
“Não é apenas sobre ensinar, é sobre transformar vidas e criar pontes reais entre talentos e oportunidades”, reforça a presidente executiva do Instituto Projeto de Vida, Raquel Garcia.
Projeto que abre portas
A história de Brunna Abadia, videomaker, ilustra bem o impacto do projeto na vida dos participantes. Ela integrou a primeira turma e relembra como a formação foi um divisor de águas.
“Eu tive a oportunidade incrível de participar do programa Carreira, que realmente transformou minha forma de me comunicar. Durante essa experiência, tive contato com especialistas em comunicação, aprendi a me portar melhor e a me expressar com mais segurança. Foi um momento muito importante na minha trajetória profissional, porque, além do aprendizado, participei de trabalhos práticos, conheci pessoas inspiradoras e ampliei minha visão. Hoje, como empresária e dona do meu próprio negócio no mundo do audiovisual, percebo o quanto essa vivência fez diferença. O Carreira foi fundamental para que eu chegasse onde estou, e sou muito grata por essa experiência, que, com certeza, mudou a minha vida”, avalia Brunna.
“Eu fiz parte da turma 14 e conheci vários empresários de Uberlândia. Em uma das aulas do programa Carreira, conheci o Fabrício, fundador da Panice Tecnologia, que ministrou um conteúdo sobre sistema ERP. Como sou entusiasta da área, me identifiquei muito. Ele percebeu meu interesse e participação, e acabou me indicando diretamente para o coordenador dele. Tudo começou naquela aula. Sou muito grato ao Instituto Projeto de Vida e também ao Fabrício. Foi lá que me descobri, aprendi e me conectei com pessoas que jamais imaginaria conhecer”, destaca Samuel Santos, analista de TI e aluno da turma 14.