Mais natureza, menos estresse: o que a biofilia tem a ver com isso?

0
Guilherme Takeda

Mirah, a natureza dentro de casa: novo condomínio da ZP Empreendimentos aposta em natureza integrada aos espaços urbanos para promover saúde, bem-estar e convivência

As grandes cidades crescem rápido demais. Entre o asfalto cinza e os muros de concreto, o verde fica cada vez mais escasso. A verticalização das construções altera o horizonte urbano e, muitas vezes, afasta as pessoas do contato com o natural. Nesse contexto, a busca por ambientes que resgatem essa conexão e devolvam ao cotidiano urbano mais equilíbrio e qualidade de vida se torna cada vez mais necessário.

Em Uberlândia, um novo projeto arquitetônico da ZP Empreendimentos, propõe devolver à vida urbana o verde, a leveza e a sensação de bem estar que só a natureza é capaz de proporcionar. Assinado pelo arquiteto Guilherme Takeda, referência nacional na integração entre ambiente natural e espaços modernos, o Mirah aposta no conceito de biofilia para transformar a experiência de morar.

“A escolha do Takeda foi muito natural para esse momento da ZP que está em plena expansão. Buscamos profissionais alinhados ao que há de mais moderno e o Takeda é reconhecido nacionalmente por integrar a natureza aos espaços urbanos com elegância e funcionalidade.” explica Vagner Pacheco, CEO da ZP Empreendimentos.

O que é biofilia e por que ela importa?

O Mirah tem como essência o conceito de biofilia, um princípio arquitetônico que aproxima o ser humano da natureza. Mais do que uma tendência, trata-se de uma abordagem respaldada por estudos científicos. Uma pesquisa publicada pela Harvard Health Publishing mostrou que ambientes com vegetação reduzem os níveis de cortisol — o hormônio do estresse — em apenas 20 minutos de exposição. Além disso, o contato com áreas verdes urbanas está associado a melhores padrões de sono, aumento da sensação de bem-estar e até ganho de produtividade. Estudos da neuroarquitetura afirmam, ainda, que a biofilia pode criar ambientes que auxiliam no bem-estar fisiológico, podendo até reduzir a pressão arterial de seus usuários no momento do uso.

No Mirah, essa ciência se transforma em arquitetura. Situado no bairro Altamira, região sul e uma das regiões mais nobres de Uberlândia, o empreendimento foi planejado para que cada ambiente transmita a sensação de respirar fundo, se conectar ao que é natural e restabelecer as energias.

“Planejamos vários jardins e praças internas com espécies pensadas especialmente para o empreendimento, além de pergolados sombreados que permitirão o crescimento de trepadeiras e criarão uma atmosfera mais acolhedora. Todo o paisagismo valoriza a biodiversidade local. Cada espaço foi idealizado como um convite para que o morador possa respirar fundo e se reconectar consigo mesmo, com sua família e com os amigos”, explica o arquiteto Takeda, da Takeda Design.

Além da vegetação abundante, o projeto aposta em iluminação natural, ventilação e materiais sustentáveis para criar ambientes mais saudáveis e acolhedores. Até as áreas de convivência, como o espaço pet, foram pensadas para oferecer contato direto com o verde, tornando o dia a dia mais humano e menos cinza. Inclusive, esse o espaço pet contará com “lava patas” exclusivo, algo extremamente importante nos dias de hoje, já que os animais permeiam muito mais entre os seres humanos “No Mirah, cada detalhe foi pensado para criar pequenas “pausas naturais” no dia a dia. As áreas verdes privadas e os jardins trazem momentos de respiro em meio à rotina e, até o espaço pet recebe atenção especial com vegetação que oferece mais conforto para os animais” destaca Vagner Pacheco, CEO da ZP Empreendimentos.

Uma tendência global que agora é realidade em Uberlândia

No mundo, a wellness architecture — arquitetura voltada para o bem-estar — já é uma realidade consolidada em grandes centros. Agora, Uberlândia recebe um empreendimento que traz essa mesma filosofia para o coração da cidade, provando que luxo e bem-estar podem caminhar lado a lado. Mais do que um endereço, o Mirah é um convite para viver com mais propósito. Um lugar onde o moderno e o natural coexistem, criando um ambiente que inspira saúde, tranquilidade e conexão.