Essenciais e invisíveis: como os banheiros químicos tornam possíveis eventos e obras

0

Você já parou para pensar o que seria de grandes eventos, canteiros de obras ou situações emergenciais sem os banheiros químicos? Discretos, mas essenciais, esses equipamentos desempenham um papel fundamental para garantir a higiene, a saúde pública e até o bom andamento de grandes operações. Um detalhe logístico que, quando ignorado, pode resultar em problemas graves — de doenças ao prejuízo milionário por má organização.

Em eventos com milhares de pessoas, como o Carnaval ou grandes festivais, a presença e manutenção constante de estruturas móveis de higiene fazem toda a diferença. Segundo Tarcízio Santana, gerente de operações da Liderban, empresa que é referência em soluções sanitárias para grandes obras e eventos em Minas Gerais, mantém equipes de manutenção de plantação durante todo o evento, com caminhões de tração e operação via eixo externo (um sistema que permite a manutenção sem impedir o uso do banheiro). “Todo esse suporte evita que um problema sanitário se transforme em caos logístico ou risco à saúde coletiva”, explica.

Quantas pessoas um banheiro pode atender?
Em ambientes de trabalho, a norma NR-18 exige 1 banheiro químico para cada 20 trabalhadores, e uma distância máxima de 150 metros da frente de serviço. Já em eventos, a média é de 1 banheiro para cada 50 pessoas, embora o tempo de duração do evento impacte essa proporção diretamente.

Os modelos também fazem diferença. O banheiro químico tradicional, mais comum em eventos, suporta entre 150 a 200 utilizações, dependendo do uso. Já os modelos hidráulicos — com pia, descarga e caixa d’água — são mais confortáveis e seguros, com capacidade média de 65 utilizações, mas oferecem mais higiene e zero contato com rejeitos. “O banheiro hidráulico evita completamente o contato com resíduos e elimina odores, oferecendo uma experiência muito mais saudável para o usuário”, explica Santana. Ele ressalta que a quantidade de banheiros em geral é definida pelo organizador do evento e que os detalhes necessários seriam aqueles.

Sustentabilidade e tecnologia: o futuro dos banheiros móveis
O Liderban também está investindo em tecnologia e sustentabilidade. Um novo projeto com GPS satélite promete revolucionar o uso de sanitários móveis em eventos e obras. A ideia é permitir que os usuários localizem os banheiros mais próximos em tempo real, e que organizadores e gestores tenham controle total do inventário e posicionamento dos equipamentos.

“Num evento como o Carnaval, por exemplo, o folião poderá ver no celular onde está o banheiro mais próximo. Já nas obras, os fiscais poderão fiscalizar via sistema de negociações comerciais, garantindo mais eficiência e rastreabilidade”, destaca o gerente.

Com estrutura, manutenção e tecnologia adequadas, os banheiros químicos deixam de ser apenas um item de apoio e passam a ser elementos-chave para a saúde pública, a dignidade humana e o sucesso de qualquer operação de grande porte.

Sobre a Liderban:
Com 27 anos de atuação, a Liderban é referência em soluções sanitárias móveis para grandes obras e eventos em Minas Gerais. Reconhecida pela excelência operacional e participação em projetos de grande porte — como o Carnaval de Belo Horizonte —, a empresa projeta um crescimento de 15% em 2025, impulsionado pela expansão para os estados do Pará e Espírito Santo, além da ampliação em cidades mineradoras. Com seis unidades operacionais, incluindo novas bases em Itabira, Conceição do Mato Dentro e Brumadinho, o Liderban alia comunicação estratégica, postura profissional e profundo conhecimento técnico para manter sua posição de destaque no setor.