Ensino bilíngue ganha espaço nas escolas de idiomas

0

Em Uberlândia, Casa Thomas Jefferson utiliza de abordagem diferenciada que integra conteúdo escolares ao ensino da língua inglesa para crianças a partir dos três anos.

As transformações provocadas pela globalização e o surgimento de novas profissões mudaram a forma de enxergar a importância do aprendizado do inglês na vida de um indivíduo.  Ter o idioma no currículo deixou de ser algo de luxo para ser necessário. E quanto mais cedo iniciar os estudos maiores são as oportunidades no futuro. Por isso, as escolas de idiomas estão mudando o caminho para formar cidadãos bilíngues. A Casa Thomas Jefferson em Uberlândia acompanha essas mudanças e inova ao oferecer o programa Bilingual Adventure para crianças a partir dos três anos.

O programa desenvolve processos de aprendizagem a partir da curiosidade do aluno e da integração de conteúdos escolares ao ensino, sendo algo diferente e totalmente inédito entre as escolas de idiomas em Uberlândia. Isso é possível porque uma das abordagens utilizadas no currículo do Bilingual Adventure é a Content and Language Integrated Learning (CLIL) – Ensino Integrado de Língua e Conteúdo.

Atualmente, essa abordagem é usada no mundo todo, pois une as matérias escolares (Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Artes, etc) ao aprendizado de uma língua adicional, no caso o inglês. Assim, os alunos, principalmente as crianças que estão iniciando a escolaridade, não têm aula de inglês, e sim aulas em inglês.

Essa abordagem é a mais indicada para o ensino bilíngue, já que a integração incentiva os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, a partir de conteúdos variados, como corpo humano, animais, astronomia, entre outros. O aprendizado é mais orgânico, uma vez que a língua não é uma disciplina em si, mas aprendida por meio das disciplinas.

Para receber os alunos nesse novo programa, a unidade da Thomas em Uberlândia fez várias adequações para facilitar ainda mais o dinamismo do ensino do Bilingual Adventure. A unidade conta com o Makerspace, o Gourmet Space, o Playground e o Drama Room. Um ambiente diferenciado para ensinar inglês de uma forma inovadora, desenvolver competências e transmitir conhecimentos que ajudarão não só no aprendizado do idioma, mas na conquista de melhores oportunidades de estudo e trabalho no futuro.