Já estão em andamento, em Uberlândia, as oficinas do projeto Pedagogia do Encantamento, que visa proporcionar uma experiência artística e educativa a crianças e adolescentes moradoras de regiões periféricas da cidade. A iniciativa é realizada pelo EMCANTAR Social, por meio do Termo de Compromisso Cultural nº 521/2024 do Edital Ponto de Cultura de Uberlândia, e acontece na sede das Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (CCAU), no bairro Jardim Canaã.
As oficinas são conduzidas pelos arte-educadores Renata Ribeiro e Neei Jr, e acontecem semanalmente, às quintas-feiras, das 14h30 às 16h. A proposta está em sua fase inicial, momento em que os participantes estão se adaptando às dinâmicas do projeto, que têm como foco o desenvolvimento da escuta, do trabalho em equipe e da expressão criativa.
“O mais bonito neste começo tem sido perceber como eles vão se soltando pouco a pouco. Mesmo ainda tímidos, os participantes demonstram muito encantamento pelas propostas e uma vontade genuína de estar ali. Cada pequena interação já é um passo importante no processo de construção coletiva”, destaca Renata, arte-educadora do projeto.
A metodologia aplicada nas oficinas é a Pedagogia do Encantamento, desenvolvida e sistematizada pelo EMCANTAR ao longo de quase três décadas de atuação. Essa abordagem une arte, cultura popular e educação, articulando linguagens como música, teatro, literatura, brincadeiras e audiovisual, de modo a promover o encantamento com o mundo e fortalecer vínculos entre os participantes.
Ao final do percurso, estão previstas duas apresentações artísticas abertas ao público, com expectativa de reunir cerca de 600 pessoas, entre familiares, moradores do bairro e comunidade em geral. Também será feito o registro fotográfico e audiovisual de todo o processo.
Segundo Ana Lopez, diretora do EMCANTAR Social, o projeto representa mais uma ação concreta do compromisso da instituição com a transformação social por meio da arte:
“O EMCANTAR nasceu com a missão de transformar vidas por meio do encantamento e da expressão artística. Projetos como este promovem acesso, despertam talentos e criam oportunidades onde muitas vezes elas não existem. É sobre oferecer caminhos, ampliar horizontes e fortalecer o potencial criativo e humano de cada participante.”
Mais do que oficinas artísticas, o projeto Pedagogia do Encantamento propõe uma vivência que pode ser um divisor de águas na trajetória das crianças e adolescentes atendidos — muitos deles com pouco ou nenhum acesso prévio a atividades culturais. É por meio desse encantamento que o EMCANTAR segue semeando transformações.
Para mais informações sobre o trabalho do EMCANTAR Social, acesse: www.emcantar.org